Com direiro a goleda na Argentina, Brasil supera México e vai à final da Copa Ouro Feminina
   8 de março de 2024   │     22:30  │  0

Brasília (DF), 02/07/2023 - Gabi Nunes comemora gol durante jogo amistoso entre as seleções de Brasil e Chile. Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

Brasil ‘arrebentou’ na Copa Ouro Feminina, com goleadas na Argentina e México, garantindo lugar na decisão deste domingo – (Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil)

A seleção feminina brasileira está na decisão de domingo da Copa Ouro da Conmebol. Convidada, a equipe comandada pelo técnico Arthur Elias em sua primeira competição oficial chega à disputa do título com 100% de aproveitamento e números animadores para o futuro. Com os 3 a 0 sobre o México em San Diego, o Brasil somou seu quinto triunfo, com 15 gols anotados e somente um sofrido.

Depois de estrear com magro 1 a 0 sobre Porto Rico, o Brasil repetiu o placar contra a boa seleção da Colômbia, depois goleou o Panamá por 5 a 0 fechando a primeira fase sem sustos. Nas quartas, goleada por 5 a 1 na Argentina e agora nova vitória tranquila, desta vez diante das mexicanas.

Sem esconder que está usando a Copa Ouro para observar o elenco, o técnico Arthur Elias deixou a artilheira Gabi Nunes no banco, com Bia Zaneratto encostada em Debinha na frente e um meio-campo reforçado, com Duda Sampaio ganhando chance. Ainda colocou a zagueira Tarciane na defesa para ver como a jogadora se comporta na seleção.

O Brasil teve uma oportunidade logo no primeiro minuto, com Yasmim batendo na mão da goleira mexicana. Uma falsa impressão que a seleção dominaria a partida. Investindo na correria, as adversárias rapidamente cresceram na partida e começaram a rondar a área da goleira Luciana. Em soberania na torcida, os mexicanos gritavam “olé” com somente seis minutos, fazendo grande festa no Estádio Snapdragon, em San Diego.

Além da falha no gol, Hernández ainda cometeu uma falta em Bia Zaneratto que partia para fazer o segundo gol e acabou expulsa após consulta ao VAR com apenas 28 minutos. Com um a menos, o México não conseguiu mais segurar o Brasil e levou o segundo em batida de Antonia dois minutos depois do cartão vermelho.

Com modificações para a fase final, o Brasil necessitou de somente dois minutos para ampliar. Em jogada de corintianas. Gabi Portilho, em seu primeiro lance na partida, foi ao fundo e cruzou para Yasmim ampliar, em bela letra.

A superioridade continuou, com a equipe verde e amarela empilhando boas oportunidades. O massacre era gigante, com Barreras vendo a bola passar com perigo a todo o momento. As mexicanas viviam de lançamentos longos e contando com as falhas brasileiras. Não conseguiram descontar, mas evitaram a goleada – Gabi Nunes teve um gol anulado no fim.

Sofrendo com a marcação, as brasileiras começaram a apostar nos chutes de longa distância. Ary Borges e Zaneratto mandaram perto do alvo. A pressão aumentava diante de uma adversária há 13 jogos sem perder no continente, desde um amistoso de 2019 justamente contra as brasileiras.

Em uma atrapalhada da goleira Barreras e da zagueira Hernández, que não conseguiram cortar um cruzamento de Rafaelle – a bola bateu na nuca da defensora -, Adriana aproveitou a sobra para colocar o Brasil em vantagem no meio da primeira etapa.

Arivaldo Maia com Redação do ESTADÃO CONTEÚDO