Na reta final, Estaduais já classificaram 41 times para Copa do Brasil de 2024
   1 de abril de 2023   │     1:00  │  0

Taça da Copa do Brasil

Taça da Copa do Brasil – (Foto: Divulgação / Avocado Mídia)

Mudança de regulamento promovida pela CBF deu mais importância às federações estaduais; torneios locais distribuirão a maior parte das vagas.

Desde que a CBF mudou a forma para os clubes obterem vaga na Copa do Brasil, contando a partir da próxima edição, o desempenho em torneios estaduais ganhou atenção especial. Em 2024, o principal mata-mata do país terá 80 dos 92 participantes classificados pelo desempenho nas competições locais desta temporada.

Os 12 restantes seguirão entrando — na terceira fase — por terem se classificado à Libertadores, ou por vencerem a Série B, Copa do Nordeste e Copa Verde.

As vagas foram distribuídas baseadas na posição da federação estadual no Ranking Nacional de Federações (RNF). A atual lista destina seis vagas às duas com mais pontuação, cinco para aquelas que estão entre a terceira e a quinta colocação, três para os estados entre a sexta e a 14ª colocação, e duas para as demais. O RNF pode sofrer alterações ao longo de 2023, dependendo do desempenho dos clubes.

Nos estados que tem direito a dois lugares, os classificados para a Copa do Brasil serão o campeão e o vice. Já os que possuem mais vagas podem escolher distribuir todas pelo Estadual, ou premiar o campeão de outro torneio local. Clubes que se encaixarem nos 12 que entram mais à frente na competição, e já tiverem vaga, deixarão lugares a serem herdados.

Sete federações decidiram destinar uma vaga ao campeão da copa estadual — São Paulo, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Ceará, Santa Catarina, Maranhão e Mato Grosso. Em Alagoas, é realizada a única seletiva específica, disputada entre o terceiro colocado do Estadual, (Murici), e o campeão da Copa Alagoas, CSE de Palmeira dos Indios.

Estado com 3 (três) vagas:

Alagoas: CRB e ASA (3ª vaga será de Murici ou CSE, que jogarão a seletiva)

Arivaldo Maia com Davi Ferreira –  Redação do EXTRA