Após início desastroso no Paulistão, Ituano demite técnico que liderou ascensão na Série B
   7 de fevereiro de 2023   │     3:00  │  0

Carlos Pimentel no jogo contra o Água Santa, seu último no comando do Ituano — Foto: Miguel Schincariol/Ituano FC

Carlos Pimentel no jogo contra o Água Santa, seu último no comando do Ituano — (Foto: Miguel Schincariol/Ituano FC)

Aproveitamento de Carlos Pimentel pelo clube caiu de 70% em 2022 para 16% neste ano.

Um dia depois da derrota em casa por 3 a 0 contra o Água Santa, o Ituano anunciou a demissão do técnico Carlos Pimentel. A saída do treinador foi motivada pelo início ruim de Paulistão, competição que o clube é o lanterna e único que não venceu.

Pimentel assumiu o Galo de Itu na 18ª rodada da Série B e conduziu a arrancada do 16° lugar até o quase acesso, que teria acontecido em caso de vitória sobre o Vasco na última rodada. O time foi o campeão simbólico do segundo turno.

À frente do clube, o técnico teve aproveitamento de 70% em 20 jogos da Série B em 2022. Em 2023, no Paulistão, empatou as três primeiras e perdeu as três últimas, resultando em um aproveitamento de 16%.

Ao todo, somando os três jogos que dirigiu o Ituano interinamente, Pimentel teve 55,2% de aproveitamento em 29 partidas, com 13 vitórias, 9 empates e 7 derrotas.

Em nota oficial publicada nesta manhã (veja na íntegra no final da matéria), Carlos Pimentel disse que os resultados não vieram e que entende “essa saída como parte do processo e da cultura do futebol”.

O treinador assumiu a função em julho de 2022, após a demissão de Mazola Júnior, a princípio interinamente. Com os bons resultados, porém, Pimentel acabou efetivado no cargo 40 dias depois.

Preparador físico por formação, Pimentel havia trabalhado no Ituano entre 2009 e 2010 e após uma década no Japão, retornou ao Rubro-negro em 2019 para fazer parte da comissão técnica permanente do clube.

Arivaldo Maia com Redação do ge — Itu, SP