CBF divulga tabela do Brasileirão e confirma que não vai parar torneio durante a Copa América
   3 de março de 2024   │     20:00  │  0

O troféu do Campeonato Brasileiro da Série AO troféu do Campeonato Brasileiro da Série A — (Foto: Divulgação/CBF)

Rodada de abertura terá Vasco x Grêmio e Corinthians x Atlético-MG.

A CBF já divulgou a tabela completa da Série A do Campeonato Brasileiro. Com ela, confirmou que não irá parar o torneio durante as semanas da Copa América.

A paralisação era um pedido de nove clubes (Athletico-PR, Atlético-MG, Botafogo, Bragantino, Flamengo, Fluminense, Palmeiras, São Paulo e Vasco) devido ao fato de que as convocações irão desfalcar diversos times entre os meses de junho e julho.

Por meio de uma nota oficial, a CBF elencou uma série de argumentos contra a pausa no Brasileirão.

Entre eles, a impossibilidade de conciliar os jogos deste período com as outras competições (entre elas, o novo torneio intercontinental anunciado pela Fifa), o risco de queda do interesse do público na Série A e na Copa do Brasil com um longo período sem jogos e a vontade da detentora dos direitos de transmissão (TV Globo). Confira a nota no final da matéria.

O Brasileirão terá início no dia 13 de abril e irá até 8 de dezembro. Se não para durante a Copa América, será paralisado nas demais Datas Fifa.

Dois clássicos nacionais marcam a rodada inaugural: Vasco x Grêmio e Corinthians x Atlético-MG. Já o Palmeiras, atual campeão, estreia contra o Vitória, vencedor da Série B do ano passado.

Entre os demais cariocas, o Flamengo estreia contra o Atlético-GO, o Fluminense pega o RB Bragantino e o Botafogo encara o Cruzeiro.

1ª RODADA DA SÈRIE A 2024

Internacional x Bahia
Cruzeiro x Botafogo
Vitória x Palmeiras
Fluminense x RB Bragantino
Vasco x Grêmio
Corinthians x Atlético-MG
São Paulo x Fortaleza
Athletico x Cuiabá
Atlético-GO x Flamengo
Criciúma x Juventude

Veja parte da nota oficial da CBF sobre o pedido dos clubes por paralisação do Brasileiro durante a Copa América:

“A Confederação Brasileira de Futebol (CBF), em resposta ao ofício enviado em 15 de fevereiro por clubes da Série A, solicitando alteração do Calendário Nacional do Futebol Masculino de 2024, em função da 48ª edição da Copa América de Seleções, vem a público prestar os esclarecimentos necessários.

A entidade agradece e considera essencial este diálogo amplo e permanente entre Clubes, Federações e CBF para melhoria e desenvolvimento do Calendário e de todo o Futebol Brasileiro e suas competições. A elaboração do calendário brasileiro de competições é de extrema complexidade, precisando ser adequado e harmonizado com os calendários divulgados pela FIFA e CONMEBOL, e, também, por exigências específicas da legislação brasileira (Lei Pelé e Lei Geral do Esporte).

Diante destas e de outras razões expostas na íntegra do ofício anexo, a CBF informa que não é possível acolher o pedido de alteração do calendário de 2024. Porém, permanece aberta ao diálogo, como sempre aconteceu, para debater de forma ampla com Federações, Clubes, parceiros e atletas a melhoria das competições e do calendário nacional”.

Arivaldo  Maia com Redação do EXTRA — Rio de Janeiro