Tite enxerga carência, e Flamengo inclui ponta direita entre as posições para reforços em 2024
   15 de dezembro de 2023   │     3:00  │  0

De la Cruz é o principal nome para a janela de transferências do Flamengo — Foto: Juan Ignacio Roncoroni/EFE

De la Cruz é o principal nome para a janela de transferências do Flamengo — (Foto: Juan Ignacio Roncoroni/EFE)

Técnico não vê Everton Ribeiro na função e entende que, se renovar, vai concorrer com Arrascaeta.

Depois do decepcionante 2023, o Flamengo se prepara para entrar no último ano da gestão Rodolfo Landim com promessa de altíssimos investimentos no mercado. As posições a serem reforçadas foram definidas inicialmente pela diretoria e comissão técnica em: laterais (direito e esquerdo), volante, zaga e meia. Mas o clube também avalia fazer uma contratação para a ponta direita.

Tite, que já completu dois meses no clube, participará ativamente da reformulação do elenco após fazer suas observações e avaliações dos jogadores nos últimos 12 jogos da temporada. E o treinador enxergou uma carência no setor de ataque por não ver mais Everton Ribeiro exercendo essa função aberto pela direita. O técnico entende que o meia, caso renove contrato, vai disputar vaga no meio campo, onde passaria a ter Arrascaeta como grande concorrente.

Atualmente, o Flamengo tem só Luiz Araújo como ponta-direito de ofício, e a ideia é ter mais um para acirrar uma concorrência sadia pela posição, como há do lado esquerdo entre Everton Cebolinha e Bruno Henrique. Ao longo desses 12 jogos em que comandou o time, Tite chegou a usar Bruno Henrique e até Gerson na direita, mas os dois se sentem mais cômodos na esquerda. Além disso, o meia vem sendo mais escalado pelo treinador como um segundo volante.

Por enquanto, muitos alvos que estão sendo mapeados no mercado são mantidos sob sigilo. Os únicos nomes que vazaram foram o do zagueiro Léo Ortiz, do Bragantino, e do meia De la Cruz, do River Plate (o companheiro de Arrascaeta na seleção uruguaia é visto como principal objetivo para a janela rubro-negra). O clube também admite a possibilidade de ter mais de um reforço no meio e na zaga, caso Everton Ribeiro e um defensor saiam (Léo Pereira e Fabrício Bruno vêm sendo sondados).

Na famosa “barca”, dois nomes já estão certos: Filipe Luís, que anunciou a aposentadoria, e Rodrigo Caio, que não terá o contrato renovado. David Luiz tem vínculo terminando no fim do mês também, mas ele atingiu a meta de jogos estabelecida para a renovação automática por mais uma temporada (a cláusula só não vai ser efetivada se for desejo dele e do Flamengo). Pouco aproveitado, Santos dificilmente permanecerá. E Wesley vem recebendo consultas do exterior e também pode sair.

Cléber Xavier, Tite e Matheus Bacchi: comissão participa da montagem do elenco — Foto: Jorge Rodrigues/AGIF

Cléber Xavier, Tite e Matheus Bacchi: comissão participa da montagem do elenco — Foto: Jorge Rodrigues/AGIF

Arivaldo Maia com Letícia Marques e Thiago Lima – Redação do ge – Rio de Janeiro