Imprensa argentina repercute derrotas antes do superclássico: ‘Maracanã será um caldeirão’
   18 de novembro de 2023   │     22:00  │  0

Jornais argentinos destacam resultados negativos antes de superclássico no MaracanãJornais argentinos destacam resultados negativos antes de superclássico no Maracanã — (Foto: Reprodução)

Jogo ocorre na próxima terça-feira, no Maracanã, local em que a seleção perdeu a última edição da Copa América, em 2021, quando foi derrotado por 1 a 0.

Apenas pela segunda vez na história das Eliminatórias sul-americanas para uma Copa do Mundo, Brasil e Argentina foram derrotados em uma mesma rodada da competição. Jogando em casa, o time de Lionel Messi foi surpreendido pela boa atuação da seleção uruguaia — dirigida pelo argentino Marcelo Bielsa — e perdeu por 2 a 0, gols de Ronald Araújo e Darwin Núnez.

Já o Brasil — que perdeu Vinicius Jr. ainda no primeiro tempo por dores musculares —, mesmo jogando fora de casa, até saiu na frente da Colômbia, com gol de Gabriel Martinelli, mas viu o atacante do Liverpool Luis Díaz empatar e virar o jogo para 2 a 1 para os colombianos.

Os resultados negativos ocorrem dias antes do tão aguardado superclássico, na primeira vez em que o Brasil enfrentará os argentinos após a conquista da Copa do Mundo no ano passado. O jogo ocorre na próxima terça-feira, no Maracanã, local em que a seleção perdeu a última edição da Copa América, em 2021, quando o Brasil foi derrotado pelo placar mínimo.

A imprensa argentina destacou as fracas atuações de Brasil e Argentina antes do tão aguardado duelo. O diário Olé aponta que “tal derrota, a primeira desde a estreia no Catar, encerra a lua de mel pós-Copa do Mundo”. A mesma publicação destaca a derrota inédita do Brasil para a Colômbia, com os comandados de Fernando deixando em Barranquilla uma atuação “tão ruim quanto a da Argentina na Bombonera”.

“O Brasil não encontrou contenção no meio-campo nem desacelerou o jogo. Ao mesmo tempo em que perdeu dois gols claros nos pés de Raphinha, também encontrou as mãos de Alisson antes da dobradinha de Luis Díaz […] com dois cabeceios contra uma defesa tão afundada quanto perdida e passiva”, diz a publicação.

O La Nacion foi ainda mais direto, afirmando que a Argentina “jogou mal e perdeu”. O mesmo jornal, porém, também destaca a fraca atuação da seleção brasileira, que, agora, promete que “o Maracanã será um caldeirão” para o duelo de terça.

“Em todos os sentidos da palavra […]. Porque embora os clássicos entre Argentina e Brasil costumam ser quentes, o da próxima terça terá um ingrediente que vai elevar ainda mais a temperatura. E não é algo dito em sentido figurado, porque nestes dias o país vizinho sofre uma onda de calor extrema, que atinge cinco graus acima da média habitual para este mês”, destaca o La Nacion.

A mesma publicação também destaca a lesão de Vinicius Jr., que virou dúvida para o jogo de terça-feira, apontando que o Brasil pode ficar “sem mais uma peça importante para o clássico”.

Arivaldo Maia com Redação do jornal O GLOBO – Rio de Janeiro