Na estreia de Diniz, Neymar passa Pelé e se torna maior artilheiro da história da seleção brasileira
   9 de setembro de 2023   │     13:30  │  0

Com o gol marcado contra a Bolívia, camisa 10 chegou a 78 gols e ultrapassou o Rei do Futebol, segundo os cálculos da Fifa.

Neymar faz 78º gol pela seleção e se torna maior artilheiro da história da equipeNeymar faz 78º gol pela seleção e se torna maior artilheiro da história da equipe — (Foto: Divulgação/CBF)

O gol marcado por Neymar na noite passada contra a Bolívia o fez assumir a artilharia histórica da seleção brasileira. Ele chegou ao 78º em jogos oficiais com a amarelinha e ultrapassou Pelé, que marcou 77 ao longo da carreira. Os cálculos feitos pela FIFA não reconhecem 18 gols feitos pelo Rei do Futebol e, por isso, o jogador do Al-Hilal chegou ao topo da lista. A CBF ainda considera Pelé como líder.

A quebra de recorde veio com o gol marcado no segundo tempo, o quarto da goleada brasileira sobre os bolivianos. Poderia até ter vindo antes, quando Neymar perdeu um pênalti no começo da primeira etapa. De qualquer forma, o jogo no Mangueirão, em Belém, entrou para a história do jogador e da seleção.

Confira a artilharia histórica da seleção brasileira:
Neymar: 78
Pelé: 77
Ronaldo: 62
Romário: 55
Zico: 48

Estreia com goleada!

A era Fernando Diniz começou muito bem na Seleção. Ontem, pela primeira rodada das eliminatórias sul-americanas, o Brasil goleou a Bolívia por 5 a 1 no Mangueirão, em Belém do Pará.

E numa noite muito especial para Neymar: ele marcou dois gols, chegou a 79 e isolou-se como o maior artilheiro da história da seleção brasileira. Rodrygo, duas vezes, e Raphinha completaram a vitória. Ábrego fez o de honra dos bolivianos.

Como fica?

O Brasil inicia as eliminatórias na liderança, com três pontos e quatro gols de saldo. Uruguai, Argentina e Colômbia também estrearam com vitória, e Paraguai e Peru possuem um ponto cada. A Bolívia é lanterna.

Cabia mais!

O resultado poderia ser ainda mais elástico não fossem as boas intervenções do goleiro boliviano Viscarra. No primeiro tempo, ele evitou gol em bom cabeceio de Richarlison e parou Neymar duas vezes. Em uma, pegou cobrança de pênalti quando o placar ainda estava zerado. Na outra, impediu um golaço do camisa 10 brasileiro, que fez bonita fila em jogada individual.

Próximos compromissos

Pela segunda rodada das eliminatórias, o Brasil visita o Peru na terça-feira, às 23h (de Brasília). A Bolívia recebe a Argentina, às 17h do mesmo dia.

Arivaldo Maia com Redações do EXTRA e ge – Rio de Janeiro