Botafogo x Flamengo: Bruno Lage tem razão em reclamação sobre intervalo entre jogo da Sul-Americana e do Brasileiro? Checamos
   2 de setembro de 2023   │     15:00  │  0

Bruno Lage reclamou de ter que fazer o clássico contra o Flamengo já no próximo sábadoBruno Lage reclamou de ter que fazer o clássico contra o Flamengo neste sábado — (Foto: Vítor Silva/Botafogo)

Times tiveram, nos últimos três meses, intervalos parecidos entre jogo por copas, no meio da semana, e pelo Brasileirão no fim de semana.

Depois de ser eliminado pelo Defensa y Justicia, na quarta-feira, em jogo que começou às 19h, o técnico do Botafogo, Bruno Lage, voltou a reclamar de ter que fazer o clássico contra o Flamengo, neste sábado. A partida está marcada para às 21h, no Nilton Santos.

— A critica que faço é: por qual motivo jogarmos numa quarta à noite e temos de voltar a jogar no sábado e não no domingo? Por qual motivo um jogo tão importante e especial para a cidade, que é um Botafogo e Flamengo, é no sábado, com apenas dois dias para nossa equipe descansar? Até que ponto, se fosse o nosso adversário que estivesse jogando nesta quarta-feira, este jogo do Brasileiro seria no sábado? Não se pode pensar sobre isso, mas fica aqui aberta essa questão — disse em Buenos Aires após a derrota por 2 a 1.

O EXTRA checou os números para entender se a crítica de Lage tinha base, e chegou à conclusão que Botafogo e Flamengo costumam ter intervalos semelhantes entre uma partida de copa, no meio de semana, e uma do Brasileirão, no fim de semana. Analisando os confrontos nos últimos três meses, a média do intervalo enntre o início das duas partidas foi de 81h48min (3 dias, 9h e 48min), enquanto a do Flamengo foi até um pouco menor 80h20min (3 dias, 8h e 20min).

Obviamente, o Flamengo teve mais tempo de descanso para a partida, porque foi eliminado da Libertadores nas oitvas de final e não atuou no meio da semana. A mesma situação, no entando, aconteceu em algumas semanas com o Botafogo, eliminado nas oitavas da Copa do Brasil, que descansou enquanto o Flamengo jogou no meio da semana.

O intervalo entre o início do jogo contra o Defensa e o jogo contra o Flamengo será de 74 horas. Nos últimos três meses, o Botafogo teve duas outras situações parecidas: enfrentou o Bragantino 74h após vencer o Patronato, na Argentina e o Internacional, no mesmo período depois de empatar em 0 a 0 com o Guarani, no Paraguai.

O Flamengo, por sua vez, jogou no Brasileirão em intervalo menor entre as particas em cinco oportunidades: contra o Grêmio, Fortaleza, Cuiabá e São Paulo, após jogos da Libertadores; e contra o Palmeiras, após vencer o Athletico na Copa do Brasil.

Depois da vitória contra o Bahia, no fim de semana, Lage já havia reclamado da data da partida.

— É uma pena que o próximo jogo seja no sábado. É estranho porque todas as equipes que jogam na quarta-feira normalmente atuam no domingo. Infelizmente, só uma equipe vai jogar na quarta. Um jogo tão importante e não teremos um mínimo de tempo para recuperação — disse, se esquecendo que, desde que se acertou com o Botafogo, o time atuou em dois sábados após jogar na quarta-feira.

Quem tem um tempo de intervalo médio um pouco maior que Botafogo e Flamengo, no entanto, é o Palmeiras, principal concorrente do alvinegro ao título brasileiro. Após enfrentar, em casa, o Deportivo Pereira, na última quarta, o time de Abel Ferreira também tem um clássico pela frente, contra o Corinthians, mas às 16h de domingo. O Palmeiras, no mesmo período, tem uma média de intervalo entre jogos de copas e Brasileiro de 86h20min (3 dias 14h e 20min).

Arivaldo Maia com Redação do EXTRA – Rio de Janeiro