Erros de arbitragem, um problema que a CBF não consegue minimizar
   30 de agosto de 2023   │     23:00  │  0

Wilton Pereira Sampaio anulou o gol do Vasco no Allianz Arena após intervenção do VARWilton Pereira Sampaio anulou o gol do Vasco no Allianz Arena após intervenção do VAR — (Foto: César Greco – Palmeiras)

Entra diretor de arbitragem, sai diretor de arbitragem, e a CBF de Ednaldo Rodrigues não consegue melhorar a eficiência dos árbitros de campo e de vídeo, sejam eles jovens ou experientes. Não há rodada do Brasileiro em que não tenhamos erros primários, mesmo com a adoção da tecnologia.

E mesmo sabendo que nada irá mudar, ao menos tão cedo, está certíssimo o Vasco em protestar contra a anulação de seu gol na derrota para o Palmeiras, na Allianz Arena. Triste, porém, é reconhecer que é só mais uma bizarrice das que ocorrem contra e a favor de todos os clubes.

BOTAFOGO 3 x 0 BAHIA

No duelo entre treinadores portugueses, melhor para Bruno Lage que deu espaço para o time de Renato Paiva tocar a bola sem deixar de ser fatal nas arrancadas pelo lado do campo. Os gols de Diego Costa no início do primeiro e do segundo tempo mataram o jogo e o de Luís Henrique, em infiltração pelo meio, fechou com ar de goleada.

Se é por influência do gramado sintético, não sei, mas é difícil bater o Botafogo no Nílton Santos, mesmo com o adversário jogando bem, como fez o Bahia: são onze vitórias em onze jogos!

FLAMENGO 0 x 0 INTERNACIONAL-RS

Sampaoli pode, sim, alegar que a contusão de Arrascaeta logo aos 13m atrapalhou os planos para o confronto. Porque ainda que o sistema não aproxime os jogadores em torno do meia argentino, é ele a maior (ou a única!) referência de lucidez ofensiva. E este isolamento é hoje o problema do time que faz muito esforço para ocupar os espaços e não consegue eficácia, tanto no ataque quanto na defesa. A comunicação entre os setores não é como a dos melhores dias e isso faz do Flamengo um conjunto comum, mesmo repleto de craques.

ATHLÉTICO-PR 2 x 2 FLUMINENSE

COM Os reservas que Fernando Diniz levou a campo fizeram boa partida na Arena da Baixada. Tiraram proveito do jogador a mais em três terços do confronto e viraram o placar que era desfavorável, coisa rara no campo sintético do Furacão. E se não fosse a desatenção na marcação a Vítor Roque já nos acréscimos, teriam obtido a vitória que, como visitante, não vem desde o 2 a 0 sobre o Cruzeiro, em maio.

Apesar do amargo, o saldo é positivo: Aleksander reapareceu, Leonardo Fernandez e Yony Gonzalez mostraram desenvoltura e João Neto estreou com um gol.

Arivaldo Maia com Gilmar Ferreira – Redação do EXTRA – Rio de Janeiro