Crise abalou seleção espanhola após conquista da Copa do Mundo
   29 de agosto de 2023   │     23:00  │  0

Episódio gerou uma série de protestos feministas na Espanha

Episódio gerou uma série de protestos feministas na Espanha

(Foto: Reuters / BBC News Brasil)

 

Comissão técnica da seleção espanhola se demitiu no último sábado. Esse é mais um capítulo da grave crise pela qual passa a seleção espanhola após conquistar a Copa do Mundo. O presidente da federação do país, Luis Rubiales, é acusado de beijar de maneira não consensual a jogadora Jenni Hermoso na comemoração do título e já está suspenso pela FIFA, por 9i0 dias.

A maior parte da comissão técnica da Espanha que comandou a vitória da seleção feminina do país na Copa do Mundo, com exceção do técnico Jorge Vilda, renunciou ao cargo diante da disputa envolvendo Luis Rubiales, presidente da Federação Espanhola de Futebol (RFEF, na sigla em espanhol).

Esse é mais um capítulo da grave crise pela qual passa o futebol espanhol depois que a seleção feminina do país venceu a Copa do Mundo, no domingo (20/8), por 1 a 0, contra a Inglaterra.

Na comemoração do título, Rubiales beijou os lábios da jogadora Jenni Hermoso. Ela diz que o beijo não foi consensual. Já o dirigente afirma que a atacante, de 33 anos, permitiu o ato.

Os assistentes técnicos Montse Tome, Javier Lerga e Eugenio Gonzalo Martin, juntamente com a fisioterapeuta Blanca Romero Moraleda e o treinador de goleiros Carlos Sanchez, se demitiram.

Seis outros profissionais que atuam na seleção também se renunciaram aos seus cargos.

Mesmo com o título inédito, a conquista foi ofuscada pelo episódio.

No início do sábado, a Fifa anunciou a decisão de “suspender provisoriamente Luis Rubiales de todas as atividades relacionadas com o futebol a nível nacional e internacional”.

Em resposta, a RFEF disse que Rubiales iria “se defender legalmente”.

A entidade máxima do futebol mundial também ordenou que Rubiales ou qualquer representante da federação espanhola se abstivessem de tentar entrar em contato com Jenni Hermoso.

Arivaldo Maia com Terra Esportes