Botafogo abre boa vantagem na Copa do Brasil
   16 de abril de 2023   │     23:00  │  0

 

Eduardo (D) marcou os dois gols do Botafogo na vitória sobre o Ypiranga-RS, pela Copa do Brasil – (Foto: Vitor Silva/Botafogo)

Glorioso abriu o placar contou com brilho do meia Eduardo fora de casa.

Na noite da última quarta-feira (12), pelo jogo de ida da terceira fase da Copa do Brasil, no Estádio Colosso da Lagoa, em Erechim, no Rio Grande do Sul, o Botafogo venceu o Ypiranga-RS pelo placar de 2 a 0 e abriu boa vantagem para carimbar a classificação decidindo no Rio de Janeiro.

Precisando mostrar bom desempenho em meio a período de desconfiança e críticas, o Glorioso foi ao Colosso da Lagoa medir forças com uma das grandes surpresas do início da temporada. O Canarinho foi semifinalista do Campeonato Gaúcho e eliminou o Red Bull Bragantino na segunda fase da Copa do Brasil. A equipe comandada por Luís Castro, no entanto, não se acanhou e logo abriu o placar.

No primeiro ataque do Botafogo, aos três minutos de partida, Di Plácido fez boa trama pelo lado direito com Gustavo Sauer e cruzou para Tchê Tchê. O volante finalizou, o goleiro Caíque espalmou para o alto, e Eduardo apareceu no rebota para cabecear e balançar a rede dos donos da casa.

Após o gol, a equipe carioca se retraiu no campo de defesa e procurou os espaços para contra-ataque. O Ypiranga, assim, deu trabalho ao goleiro Lucas Perri principalmente nas chegadas de João Pedro, em finalização de média distância, e Heitor, em sobra após cobrança de falta pelo lado esquerdo.

Nos últimos lances do primeiro tempo, o Alvinegro ainda teve a oportunidade de ampliar o placar com Luis Henrique, mas o atacante pegou mal na bola quando estava frente a frente com o goleiro Caíque. Os primeiros 45 minutos, então, foram encerrados com vantagem para o Bota.

Já na volta do intervalo, o Botafogo passou a explorar mais os lados de campo, principalmente com Luis Henrique, pela esquerda, mas assustou pouco o time gaúcho nas primeiras movimentações.

Sem sufoco

O cenário da segunda etapa foi bem diferente para o time do Estádio Nilton Santos. Conseguindo controlar as ações no meio de campo, apertando a marcação e aliviando a pressão do sistema defensivo, que sofreu outrora com o ímpeto do Ypiranga, empurrado pela força da torcida.

Aos 35 minutos, Júnior Santos, que fez sua reestreia, recuperou no campo de ataque, invadiu a área usando a força física e a bola acabou sobrando para Eduardo, que completou em belo voleio no canto esquerdo de Caíque. O segundo do camisa 33 no duelo, para dar números finais.

As equipes voltam a se enfrentar no dia 27 deste mês, no Estádio Nilton Santos, inicialmente marcado para às 19h30. O Botafogo pode perder por até um gol de diferença para avançar às oitavas de final.

FICHA TÉCNICA

YPIRANGA-RS 0 X 2 BOTAFOGO

Local: Estádio Colosso da Lagoa
Data e hora: quarta-feira (12/4), às 21h30
Arbitragem: Paulo Cesar Zanovelli
Assistentes: Celso Luiz da Silva e Leonardo Henrique Pereira

Botafogo: Lucas Perri; Di Plácido, Adryelson, Victor Cuesta e Marçal (Rafael); Tchê Tchê (Danilo Barbosa), Marlon Freitas (Gabriel Pires) e Eduardo; Luis Henrique, Gustavo Sauer (Júnior Santos) e Tiquinho Soares (Matheus Nascimento). Técnico: Luís Castro.

Ypiranga: Caíque; Ivan, Islan, Heitor e João Félix; Lorran (Clayto), Mossoró e João Pedro (Bruno Baio); Erick, Rubens (William Barbio) e MV (Jhonatan Ribeiro). Técnico: Luizinho Vieira.

Arivaldo Maia com [email protected]