Luís Castro x Vitor Pereira: trajetória, mentalidade e amor pelo mar unem treinadores de Botafogo e Flamengo
   25 de fevereiro de 2023   │     15:00  │  0

Botafogo e Flamengo se enfrentam no Mané Garrincha (Vítor Silva/Botafogo Marcelo Cortes/Flamengo)

Botafogo e Flamengo se enfrentam no Mané Garrincha – (Vítor Silva/Botafogo Marcelo Cortes/Flamengo)

Foto: Lance!

Compatriotas e ex-companheiros de Porto, Luís Castro e Vítor Pereira fazem duelo em clássico marcado pela diferença no estágio dos trabalhos dos técnicos de Botafogo e Flamengo.

Compatriotas, Luís Castro, de 61 anos, e Vítor Pereira, 54, escreverão mais um capítulo de suas histórias neste sábado. Os portugueses se enfrentarão pela primeira vez no clássico entre Botafogo e Flamengo, no qual o tempo é a principal diferença entre os trabalhos. As similaridades e coincidências entre os dois são bem mais numerosas, começando pelo estilo de jogo e o “amor pelo mar” que os levaram ao Rio de Janeiro. A bola rola logo mais às 18h, no Mané Garrincha, em Brasília.

Com carreiras consolidadas em seu país natal, os dois treinadores prezam por um estilo de jogo ofensivo, com suas respectivas equipes tendo o controle das ações. Com o trabalho de Luís Castro próximo de completar um ano, já é possível identificar as digitais do treinador no Alvinegro. Do outro lado, Vítor Pereira ainda não completou 60 dias no Rubro-Negro e segue na luta para impor seu estilo.

Formados no mesmo ambiente e na mesma cultura de futebol, os técnicos também apresentam mentalidade e conceitos próximos. Neste início de trabalho, Vítor Pereira tem reforçado o discurso que não há titulares e reservas, algo que já é característico do time de Luís Castro, em especial nos setores com mais opções, como o meio de campo, onde as mudanças são frequentes no time alvinegro.

No trato com os atletas, contudo, as diferenças são grandes. Vítor Pereira já falou sobre não ter o “lado passional” dos jogadores e técnicos brasileiros. Luís Castro, por outro lado, é “coração”. Muitas vezes, o treinador do Botafogo até extrapola na emoção à beira do campo, enquanto o técnico rubro-negro tem postura mais contida na área técnica. Ao menos neste início de trabalho.

REENCONTRO APENAS NO FUTEBOL BRASILEIRO

Apesar das experiências de êxito no futebol europeu, em particular em Portugal, e asiático, os técnicos só estiveram em áreas técnicas rivais ao chegarem no Brasil. Na Série A do Brasileirão de 2022, o Corinthians de VP venceu o Botafogo de Luís Castro por 3 a 1 no Rio e 1 a 0 em São Paulo.

A trajetória dos dois, contudo, já havia se cruzado muitas temporadas antes, no futebol do Porto.

Arivaldo Maia com Redação do Lance