“Feiticeiro de Olhão”, Gonçalo Ramos tem pai ex-jogador e é artilheiro do Campeonato Português
   7 de dezembro de 2022   │     23:00  │  0

Gonçalo Ramos comemora o gol em Portugal x Suíça — Foto: REUTERS/Kai Pfaffenbach

Gonçalo Ramos comemora o gol em Portugal x Suíça — (Foto: REUTERS/Kai Pfaffenbach)

Promessa de 21 anos do Benfica assumiu titularidade na seleção portuguesa e deixou Cristiano Ronaldo no banco pela primeira vez em Copas do Mundo.

Cristiano Ronaldo começou uma partida no banco de reservas da seleção portuguesa pela primeira vez na história das Copas. O escolhido para entrar no lugar do gajo: Gonçalo Ramos, de apenas 21 anos. A jovem promessa do Benfica jogou apenas sua quarta partida pela seleção neste Mundial, diante da Suíça, e já mostrou suas credenciais: fez um hat-trick na goleada de 6 a 1 de Portugal e deu uma assistência.

Com o gol marcado nas oitavas de final, Gonçalo Ramos se tornou o segundo jogador mais jovem a marcar por Portugal em Copas do Mundo. Curiosamente, ele superou justamente Cristiano Ronaldo, que, com 22 anos, marcou gol na Copa de 2006.

Ramos agora tem média de um gol por partida pela seleção – são quatro bolas na rede em quatro jogos. Ele já havia entrado contra Gana, no lugar de João Félix, e contra o Uruguai, ao substituir CR7. Além disso, havia marcado um gol no amistoso pré-Copa contra a Nigéria, quando estreou com a camisa lusitana – sim, ele foi convocado para a Copa do Mundo sem ter jogado antes pela seleção principal.

Ramos é o atual artilheiro do Campeonato Português, com nove bolas na rede em 11 partidas pelo Benfica, e sempre teve status de promessa. Natural da cidade de Olhão, o jogador começou na base do Olhanense e, por sua qualidade, logo foi captado para atuar nos juniores do Benfica.

Por atuar perto da área e ter muita sorte ao aproveitar os rebotes, Gonçalo recebeu o apelido de “feiticeiro” na seleção sub-19 de Portugal. Exatamente por essa característica, ele também era comparado ao alemão Thomas Muller na base.
Pistoleiro

Por conta do apelido de feiticeiro, o jogador comemorava observando uma bola (imaginária) de cristal, mas resolveu mudar a comemoração. Hoje, Gonçalo Ramos sempre comemora seus gols assoprando os dedos, como se tivesse acabado de disparar dois revólveres. Fã de faroeste, ele comemorou desta maneira o gol marcado contra a Suíça.

Filho de peixe

Gonçalo é filho de Manuel Ramos, ex-jogador de times da primeira divisão do Campeonato Português, como a Farense e o Salgueiros. Gonçalo já admitiu que escuta atentamente aos conselhos do pai e que sempre trocam mensagens após as partidas.

Estreia iluminada pelo Benfica

O garoto parece ter o dom do gol. Com apenas 19 anos, Gonçalo Ramos teve uma estreia dos sonhos pelo Benfica. O jovem entrou aos 40 do segundo tempo e marcou duas vezes contra o Desportivo Aves.

 — Foto: Reprodução/Twitter

Gonçalo Ramos — (Foto: Reprodução/Twitter)

Arivaldo Maia com Redação do ge — Doha