‘Eu assino o que meu pai pede’, diz Neymar em julgamento por corrupção em Barcelona
   19 de outubro de 2022   │     1:00  │  0

Neymar Jr. chega com o pai ao tribunal de Barcelona em 18 de outubro de 2022, no 2º dia do julgamento por corrupção
  • Neymar não merece esse castigo no auge da sua carreira – (Foto: JOSEP LAGO / AFP)

Processado por corrupção em Barcelona a apenas um mês do início da Copa do Mundo do Catar, Neymar Jr. presta depoimento em um tribunal sobre as supostas irregularidades na polêmica transferência do Santos para o Barcelona em 2013. No primeiro dia do processo, segunda-feira, Neymar não fez nenhuma declaração, mas ontem o jogador afirmou em julgamento que assinava os documentos que seu pai pedia.

Neymar afirmou que não lembra se participou nas negociações com o Barça em 2011, um dos pontos centrais do caso, que pretende determinar se o grupo DIS, fundo de investimentos que na época tinha parte dos direitos econômicos do atleta, foi vítima de fraude durante a operação.

— Meu pai sempre cuidou das negociações de contrato. Eu assino o que ele pede — afirmou Neymar ao ser questionado pela promotoria, que o acusa de corrupção e pede dois anos de prisão para o jogador, além do pagamento de multa de 10 milhões de euros (cerca de R$ 51,8 milhões).

O sonho dele, afirmou, sempre foi jogar no Barça e por este motivo priorizou a oferta do clube catalão em detrimento de outras equipes, como o Real Madrid.

— Neymar nunca participa das negociações — afirmou pouco depois o pai, Neymar da Silva Santos, que revelou ter recebido propostas do clube de Madri desde 2009.

Previsto a princípio para uma data posterior, o depoimento do camisa 10 da seleção brasileira na Audiência de Barcelona foi antecipado a pedido de seus advogados, que alegaram que o atacante deve jogar por seu clube, o Paris Saint-Germain, pelo campeonato francês na sexta-feira, e pela Liga dos Campeões na próxima terça-feira.

A defesa de Neymar, que a partir de 20 de novembro comandará a seleção do Brasil na Copa do Mundo, conseguiu autorização para que o atacante e seus pais, também processados, deixassem o tribunal por algumas horas durante a audiência inicial. O jogador estava cansado depois de disputar uma partida no domingo à noite, quando fez o gol da vitória do PSG contra o Olympique de Marselha pelo campeonato francês.

Valor oculto

Acusado do crime de corrupção empresarial, o Ministério Público pede para Neymar dois anos de prisão e o pagamento de multa de 10 milhões de euros.

Seus pais, os ex-presidentes do Barcelona Sandro Rosell e Josep Maria Bartomeu e o ex-presidente do Santos Odílio Rodrigues Filho também são processados, assim como três pessoas jurídicas: FC Barcelona, Santos FC e a empresa fundada pelos pais do jogador para administrar sua carreira.

Todos são acusados pelo fundo de investimentos DIS, que possuía parte dos direitos econômicos de Neymar quando ele era uma jovem promessa, pela suposta ocultação do valor real de sua transferência para o Barça em Barça em 2013.

Este processo conhecido como “Neymar 2” é o capítulo mais recente da saga judicial provocada pela transferência do atacante para o Barcelona em 2013, que incluiu uma multa de 5,5 milhões de euros por irregularidades fiscais para o clube catalão, além de várias ações judiciais iniciadas após a saída abrupta do jogador para o PSG em 2017.

NOTA DO BLOG

Que pena! Neymar, inexperiente na época, fez o que todo filho faz, deixando os negócios com o seu querido Pai. O tempo vai dizer quem tem culpa no cartório.

Arivaldo Maia e Redação do EXTRA