Ainda dá? São Paulo não reverte desvantagem de dois gols na Copa do Brasil há quase 20 anos
   26 de agosto de 2022   │     5:00  │  0

Luciano busca a bola do gol de honra de Nestor nas metas do Morumbi (Foto: Rubens Chiri/São Paulo FC)

Luciano busca a bola do gol de honra de Nestor nas metas do Morumbi (Foto: Rubens Chiri/São Paulo FC)

Foto: Lance!

Nas três vezes que perdeu o primeiro jogo do confronto em casa no principal mata-mata nacional, Tricolor acabou eliminado da competição.

Depois de perder por 3 a 1 em pleno Morumbi para o Flamengo no duelo de ida da semifinal da Copa do Brasil, ficou a dúvida no torcedor do São Paulo se é possível a equipe reverter o placar diante de um dos adversários mais fortes do país. E no que depender de retrospecto, o Tricolor tem motivos para não se animar.

Há 20 anos que o São Paulo não reverte uma derrota por dois gols de diferença em um confronto de ida válido pela principal competição mata-mata do calendário nacional.

Na verdade, em todas as outras três situações que o Tricolor sofreu uma derrota desse tamanho no confronto eliminatório de ida no Morumbi, em nenhuma conseguiu reverter o resultado na casa do adversário (sendo que uma delas pode ser considerado campo neutro, pois foi em um clássico com o Corinthians com os dois jogos no estádio da zona oeste paulistana).

Segundo levantamento feito pela página ‘Anotações Tricolores’, contando todas as competições e placares, o São Paulo já perdeu o jogo de ida no Morumbi (com a volta fora de casa) em 20 ocasiões, oito delas por dois gols de diferença. Em apenas uma vez o time conseguiu reverter o placar no jogo seguinte: contra o Ceará, em 2015, também na Copa do Brasil, o Tricolor fez 3 a 0 em Fortaleza após ser derrotado em casa por 2 a 1.

Nas 19 outras ocasiões, o time só conseguiu a vitória como visitante uma vez, mas ela não foi suficiente, pois acabou derrotado nos pênaltis pelo Colón, na Copa Sul-Americana de 2018.

Apesar do fato nunca ter ocorrido com a ida em casa, o São Paulo já reverteu desvantagens de dois gols em confrontos eliminatórios quando a ida foi fora de casa ou em campo neutro. Das 12 vezes que isso aconteceu, o Tricolor conseguiu a virada em quatro: contra Anapolina (1 a 3, pelo Brasileiro de 1982), Newell’s Old Boys (0 a 2, pela Libertadores de 1993), Figueirense (1 a 3, pela Copa do Brasil de 2002) e São Raimundo (0 a 2, pela Copa do Brasil de 2003).

Arivaldo Maia com Redação do Lance!