Leandro Castan, ex-Corinthians e Vasco, anuncia aposentadoria
   11 de julho de 2022   │     20:00  │  0

Leandro Castan em ação pelo Vasco — Foto: Alexandre Durão

Leandro Castan em ação pelo Vasco — (Foto: Alexandre Durão)

Zagueiro deixa os gramados aos 35 anos; último clube foi o Guarani.

O fim da curta passagem pelo Guarani também marcou a despedida de Leandro Castan dos gramados.

Em vídeo divulgado nas redes sociais no início da noite desta segunda-feira, quando acertou a rescisão de contrato com o Bugre, o zagueiro anunciou a aposentadoria.

Ele encerra a carreira aos 35 anos e com trajetória marcante com as camisas de Corinthians, onde foi campeão da Libertadores em 2012 e Brasileiro em 2011, e Vasco, que defendeu por quatro temporadas.

Também atuou entre 2012 e 2018 no futebol italiano, com destaque na Roma, e teve duas convocações para a seleção brasileira.

Histórico

Leandro Castan começou no futebol nas categorias de base do XV de Jaú, clube da cidade natal dele. Ainda na base, foi para o Atlético-MG, onde ficou de 2003 a 2007. Pelo Galo, foi campeão da Série B do Brasileiro e do Campeonato Mineiro.

Passou pelo futebol sueco e pelo Grêmio Barueri até chegar ao Corinthians, em 2010. Foi com a camisa do Timão que Castan viveu os melhores momentos no futebol brasileiro.

O zagueiro conquistou o Campeonato Brasileiro, em 2011, e a Libertadores, em 2012, sob o comando do técnnico Tite.

Ainda em 2012, Castan foi para a Itália defender a Roma. Pelo clube italiano, em 2014, viveu um drama. Depois de sentir tonturas em uma partida, ele foi afastado dos gramados e teve que passar por uma cirurgia, para retirada de um cavernoma – malformação vascular do sistema nervoso central – de 3 cm do cérebro.

Castan se recuperou e conseguiu voltar a jogar. Ainda na Itália, vestiu as camisas de Sampdoria, Torino e Cagliari. Voltou ao Brasil em 2018, contratado pelo Vasco. Ficou quatro temporadas no Cruz-maltino, fez 145 jogos e marcou três gols.

Na temporada passada, o zagueiro criticou ações feitas pelo Vasco em apoio ao movimento LGBTQIA+. A principal homenagem foi enfrentar o Brusque com uma camisa com a faixa nas cores do arco-íris. Castan fez postagem bíblica com o seguinte trecho “Sejam férteis, multipliquem-se e encham a terra”.

Após rescisão com o Vasco, no fim de 2021, o zagueiro passou um período sem atuar até acertar com o Guarani, para a disputa da Série B deste ano.

Com a camisa do Bugre, fez apenas oito partidas na competição. Há cerca de duas semanas, comunicou à diretoria o desejo de deixar o clube. A rescisão foi oficializada nesta segunda-feira, mesmo dia em que Castan anunciou a aposentadoria dos gramados.

O último jogo da carreira dele aconteceu em 28 de junho, quando foi titular do Guarani na derrota por 2 a 0 para o Ituano, no Brinco de Ouro.

Arivaldo Maia com Redação do ge — Campinas, SP