Matemático traça meta de 76 pontos por título brasileiro; Palmeiras aumenta chances
   17 de outubro de 2018   │     0:04  │  0

   Palmeiras de Felipão pode ser campeão com 76 pontos, de acordo com matemático — Foto: Marcos Ribolli
Palmeiras de Felipão pode ser campeão com 76 pontos, de acordo com matemático (Foto: Marcos Ribolli)

 

A nove rodadas do fim do Campeonato Brasileiro, o Palmeiras começa a fazer as contas para confirmar o título nacional. Na liderança do torneio, o time de Felipão soma 59 pontos e tem três de vantagem para o vice-líder Internacional.

De acordo com números do site Infobola, do matemático Tristão Garcia, o Palmeiras tem 68% de chances de ser campeão brasileiro contra 20% da equipe colorada. A projeção de pontuação para o campeão é de 76 pontos.

Nas contas do site, ainda estão na briga pelo título nacional, Palmeiras e Inter; o Flamengo, terceiro colocado com 55 pontos e com 9% de chances de título, o São Paulo, quarto colocado com 52 pontos e 2% de chances de conquistar o torneio, e o Grêmio, quinto colocado com 51 pontos e 1% de chance de ser campeão.

– Time que faz média de dois pontos por jogo acaba campeão. O vice não faz isso, o campeonato é muito equilibrado e longo. É muito difícil dois times conseguirem essa marca. Acredito que se fizer 76 pontos, é campeão – afirmou Tristão Garcia.

O que pode ser um diferencial para o Palmeiras é a campanha como mandante. Se conseguir 100% de aproveitamento nas cinco partidas restantes em casa (Ceará, Santos, Fluminense, América-MG e Vitória), a equipe alviverde irá a 74 pontos, desempenho suficiente para título em dez das últimas 12 temporadas.

Desde que o Campeonato Brasileiro passou a ser disputado por 38 clubes e no formato de pontos corridos (em 2006), a pontuação máxima do vice-campeão foi 72 pontos, algo alcançado por Grêmio em 2008 e Atlético-MG em 2012.

Blog com Globoesporte