Pesquisa aponta que Brasil tem 55% de chance de vencer a Bélgica na Copa 2018
   6 de julho de 2018   │     0:04  │  0

Torcida brasileira no estádio de Samara, na RússiaTorcida brasileira no estádio de Samara, na Rússia (Foto: Alexandre Cassiano / O Globo)

O confronto de hoje entre Brasil e Bélgica será o encontro de dois favoritos da Copa do Mundo de 2018. Pentacampeã, a seleção brasileira entra em vantagem no duelo pelas quartas de final, em Kazan, e tem 55% de chance de vencer e avançar às semifinais do Mundial da Rússia. É o que revela um estudo feito pela Escola de Matemática Aplicada da Fundação Getúlio Vargas (FGV EMAP).

Segundo a pesquisa, o Brasil tem 69,1% de possibilidade de chegar à semifinal. Ainda de acordo com o estudo, a vitória da seleção brasileira sobre a Bélgica, com 55% de chance, deverá ser de 1 a 0.

“A probabilidade desse placar apertado acontecer é de 12%. Logo em seguida aparece o empate em 1 a 1, com 11%. Já a desclassificação parece ser menos provável. O modelo matemático diz que a previsão da vitória belga por 1 a 0 é de apenas 7%. Para o placar de 2 a 0 é de 3%”, afirmou o professor Moacyr Alvim.

Antes da Copa, os cálculos mostravam que o Brasil tinha 21% de chance de ganhar o torneio, percentual que subiu para 31%. A França aparece em seguida, com 15,7%, enquanto a Croácia está na terceira posição na corrida pelo título, com 15%.

Surpresas da Copa, Suécia e Inglaterra também têm boas possibilidades, com 11,3% e 9,9%, respectivamente. Das classificadas às quartas de final, o Uruguai e a Rússia são as seleções com menor perspectiva para o título, com 5,7% e 2,7%, respectivamente.

Blog com EXTRA