Vitória de Argel Fucks mostra evolução, mas com nova cara
   12 de março de 2017   │     0:03  │  0

92929292992vitoriaDesde que Argel colocou o zagueiro Kanu no time titular, o Vitória passou a sofrer menos gols (Foto: Maurícia da Matta l EC Vitória)

No momento em que o Vitória montava seu time para 2017, com a contratação de vários jogadores de nome para os setores de criação e ataque, era inevitável pensar que Argel Fucks – conhecido por armar seus times bem postados na defesa e com força nos contra-ataques – não parecia ser o nome ideal para fazer aflorar a vocação ofensiva do elenco.

Nos primeiros jogos, no entanto, foi o que o treinador tentou fazer. Como resultado, houve muitos gols marcados e outros tantos sofridos. E o Leão mostrava-se um time pouco confiável. Então, com seu cargo em risco, Argel resolveu voltar às raízes. Com menos atacantes e mais homens de meio-campo, além de uma postura mais cautelosa, o Vitória levou apenas um gol nos últimos quatros jogos – justamente contra o Vasco, em pênalti polêmico apontado pelo árbitro.

A média de tentos sofridos nessas partidas é de 0,25. Nos nove duelos anteriores, viu sua meta ser vazada 10 vezes: média de 1,11 por confronto.

Satisfeito com o desempenho do time, que jogou com um atleta a menos durante toda a segunda etapa, Argel se empolgou – até demais – na hora de descrever a nova fase rubro-negra em entrevista coletiva. “Eu saio contente porque vi o Vitória com a minha cara: macho, agressivo e impetuoso”, disparou.

Entretanto, o comandante não concorda que o novo Vitória preocupa-se mais com a defesa. “A gente não ficou se defendendo, foi para cima. Mas de acordo com as dificuldades que o jogo impõe. O treinador pensa a forma de jogar. Aí, perde um jogador, tem que mudar. A gente se retrai, mas tem que ser inteligente”, disse, também depois do duelo com o Vasco.

Para se ter uma ideia, em um só jogo o time teve sua rede balançada em maior número do que nessas cinco partidas somadas. Foi na única derrota do Leão no ano, por 4 a 2, em João Pessoa, contra o Botafogo-PB, pelo Nordestão. Logo mais  às 19h, no Barradão, o Vitória tenta dar o troco no alvinegro da Paraíba.

Blog com A TARDE