Presidentes da Conmebol e da Concacaf são presos em Zurique
   4 de dezembro de 2015   │     0:02  │  0

Hotel Baur au Lac (Foto: Vicente Seda)Hotel Baur au Lac foi cenário de novas prisões na Suíça (Foto: Vicente Seda)

Em uma ação policial efetuada no Baur au Lac, mesmo hotel em Zurique onde executivos da Fifa foram presos no dia 27 de maio sob acusação de corrupção (entre eles o ex-presidente da CBF José Maria Marin), os presidentes da Conmebol, Juan Ángel Napout, e da Concacaf, Alfredo Hawit, foram detidos na manhã de ontem, por volta de 6h no horário local. A operação realizada foi em cumprimento a uma solicitação do Departamento de Justiça dos Estados Unidos, que trabalha em cooperação com a Justiça Federal da Suíça (FOJ, na sigla em inglês).

Hawit, de 64 anos, assumiu interinamente a Confederação das Américas do Norte e Caribe após Jeffrey Webb, então presidente, ter sido preso na operação de maio. Entre os presos em 27 de maio, Webb foi o primeiro a concordar com a extradição para os Estados Unidos, onde já responde a processo em liberdade, mas vigiado 24 horas pelo FBI (a Polícia Federal americana). Já Napout, 57 anos, substituiu na Confederação Sul-Americana o uruguaio Eugenio Figueiredo, também detido no meio do ano. Segundo informações ainda não oficiais, novas prisões poderão ocorrer a qualquer momento.

Comunicado sobre a operação pela reportagem do GloboEsporte.com, o vice-presidente da CBF, Fernando Sarney, informou que sua agenda foi mantida no dia de ontem na sede da Fifa, para o segundo dia de reunião do Comitê Executivo da entidade. Filho do ex-presidente da República José Sarney,  Fernando foi indicado pela Conmebol para substituir Marco Polo Del Nero no Comitê Executivo. Desde as prisões dos dirigentes em maio, Del Nero faltou a todas as reuniões do grupo em Zurique. No dia seguinte às prisões, ele deixou a cidade suíça às pressas, na véspera da eleição presidencial.

 

Blog com GloboEsporte