Platini: “Estou desapontado!” Presidente da UEFA critica escolha de Ronaldo e método de votação
   16 de janeiro de 2014   │     0:01  │  0

Platini participou da entrega do prêmio máximo da Fifa ao escolhido Cristiano Ronaldo, mas não concordou

Platini participou da entrega do prêmio máximo da Fifa ao escolhido Cristiano Ronaldo, mas não concordou

Mesmo depois de ele mesmo entregar o prêmio de melhor jogador do ano a Cristiano Ronaldo, em Zurique, o presidente da União Europeia de Futebol (UEFA), não conseguia esconder sua frustração pela derrota do compatriota:  ”Estou muito decepcionado que Franck [Ribery] não ganhou”, disse Michel Platini,  ao L’Equipe 21.

Para o ex-jogador francês que venceu a Bola de Ouro em três anos consecutivos entre 1983 e 1985, quando atuava pela Juventus-ITA, isso aconteceu porque algo mudou no modo como o prêmio é organizado. “Estou desapontado sobretudo porque a Bola de Outro tem 50 anos e, levando em conta os resultados de hoje, é o valor global do jogador que garante o resultado final.”

Segundo Platini, Ribéry “ganhou tudo em 2013″ e, portanto, merecia a Bola de Ouro. “De 2009 para cá, os ‘espanhois’ venceram todas as vezes e isso é um problema”, salientou. “Ou pelo menos um indicador de que o método de votação está tornando o prêmio um concurso que trata mais sobre popularidade, que sobre futebol.” Para ele, não seria possível que o melhor desempenho da Premier League, o crescimento da Bundesliga e os investimentos na Ligue1 não se reflitissem na escolha do melhor jogador do mundo.

Para o dirigente da UEFA, aparentemente há muito interesse e jogo de poder por trás da votação, aparentemente, pouco importa quem foi o melhor jogador. “Se tudo continuar como está, no próximo ano todo estarão aqui novamente para decidir entre Messi e Ronaldo e em mais dois anos será decidido entre Ronaldo e Messi. E em três anos, será decidido entre Ronaldo e Messi “, disse o ex-craque de nível mundial.