Após gesto nazista, meia grego é suspenso do time até o final da temporada
   21 de março de 2013   │     0:01  │  0

Giorgos Katidis comemora gol do AEK Atenas; meia ficará afastado do time até o final da temporada 2012/2013

Giorgos Katidis comemora gol do AEK Atenas; meia ficará afastado do time até o final da temporada 2012/2013

Após ser banido de todas as seleções nacionais da Grécia (sub-20, sub-23 e principal) após comemorar um gol com uma saudação nazista, o meia Giorgos Katidis, 20, foi afastado do AEK Atenas até o final desta temporada.

A equipe de Katidis venceu o Veria por 2 a 1, pela 26ª rodada do Campeonato Grego. O ex-capitão da seleção sub-19 anotou o segundo gol na vitória do AEK Atenas e, para comemorar, ficou parado com o braço direito levantado para o alto.

“A ação do jogador para saudar aos espectadores de forma nazista é uma provocação grave, insulta todas as vítimas da bestialidade nazista e fere profundamente o caráter pacifista e humano do jogo”, disse a federação em comunicado.

Katidis foi duramente criticado por partidos políticos e fãs no Twitter e no Facebook após o incidente no estádio Olímpico de Atenas.

Coincidentemente, domingo marcou o 70º aniversário de deportações de judeus gregos nos campos de concentrações nazistas durante a Segunda Guerra.

Katidis nunca foi convocado para a seleção principal grega, mas estava cotado. Ele já atuou pela seleção grega nas categorias sub-17, sub-19 e sub21.

“Não posso voltar no tempo, mas quero deixar claro que não sou fascista, neonazista ou racista. Tenho um meio-irmão de Porto Rico e toda a minha família é do Mar Negro e já sofreu com o racismo”, disse. “Estava completamente errado e vou pagar por isto. Peço, de coração, desculpas para todos os meus companheiros e a todos que se sentiram ofendidos. O fato de eu não saber o que estava fazendo não é uma desculpa.”

Ainda pelo Twitter, o meia disse que fez o gesto para homenagear Michalis Pavlis, companheiro de equipe, que está lesionado e assistia à partida.