Nova convocação evidencia Seleção principal dependente de base olímpica
   1 de agosto de 2012   │     0:01  │  0

Mano Menezes convocou os selecionados para o amistoso contra a Suécia

A convocação do Brasil para o amistoso contra a Suécia evidencia que o time que disputa os Jogos Olímpicos de Londres é muito próximo do imaginado por Mano Menezes para a Seleção principal. Dos 11 titulares que estão sendo aproveitados na Olimpíada, sete devem fazer parte da equipe base que será preparada para a Copa do Mundo de 2014.

Presentes na campanha em Londres, o zagueiro Thiago Silva, o lateral esquerdo Marcelo, o volante Sandro e os jogadores ofensivos (Neymar, Oscar, Hulk e Damião/Pato) têm grandes chances de iniciar o ciclo para o Mundial do Brasil como titulares de suas posições. O jogo diante dos suecos será o primeiro em que Mano terá como único foco o evento de 2014.

“Vamos começar a dar forma e vamos reduzir para um grupo menor, direcionando como ideia daquilo que penso de forma mais definitiva para a Seleção. É o momento que vamos viver a partir de agora”, disse o treinador.

Além dos jogadores que estão na Olimpíada – com exceção de Marcelo, suspenso -, Mano convocou para a partida o lateral direito Daniel Alves, os zagueiros Dedé e David Luiz, os meio-campistas Paulinho e Ramires e o atacante Jonas. Reforços justamente para as posições em que há buraco na Seleção olímpica.

Hoje, na cabeça de Mano Menezes, Daniel Alves é o lateral direito ideal para a Seleção. Na zaga, David Luiz e Dedé brigam por uma vaga ao lado de Thiago Silva. E a posição de segundo volante, ocupada por Rômulo entre os olímpicos, ainda está aberta. Ramires, por seu posicionamento no Chelsea, hoje é mais opção para o lugar de Hulk do que na cabeça-de-área, como jogou no primeiro ano de Mano na Seleção.

No primeiro momento de preparação para Copa de 2014, Mano Menezes também terá de definir qual será a sua aposta para o gol. Com Júlio César em descendente, o treinador deve fazer testes na posição. Jefferson, Rafael Cabral e Diego Alves hoje são as principais apostas, mas nenhum ainda conseguiu despontar a ponto de assegurar a camisa um.

Compare as bases das seleções de Mano:

Time olímpico: Rafael Cabral (Neto); Rafael Silva, Juan, Thiago Silva e Marcelo; Sandro, Rômulo e Oscar; Hulk, Leandro Damião (Pato) e Neymar

Seleção pricipal: Goleiro em aberto; Daniel Alves, David Luiz, Thiago Silva e Marcelo; Sandro (Lucas Leiva); 2º volante em aberto e Oscar; Hulk (Ramires), Leandro Damião (Pato) e Neymar.

Blog com Terra Esportes