Mundo destaca “samba holandês” e “nocaute ao pentacampeão”
   4 de julho de 2010   │     0:06  │  0

O mundo esperava que o Brasil “sambasse” na Copa do Mundo de 2010. Em Port Elizabeth, porém, o samba foi da Holanda, que venceu por 2 a 1 para se classificar à semifinal na África do Sul e ganhar as manchetes dos principais jornais do planeta.

“Samba” foi exatamente a palavra utilizada por três jornais, o italiano La Gazzetta dello Sport, o inglês The Guardian e o francês L’Équipe, para comentar o resultado. O ritmo, conhecido mundialmente como tradicionalmente brasileiro, acabou embalando a vitória dos holandeses.

A Gazzetta ainda publicou em sua capa uma grande foto de Wesley Sneijder, que “dançou” e “se candidatou” ao prêmio de melhor jogador de futebol do mundo em 2010. “Que surpresa. Time de Dunga traído por erros de Júlio César e (Felipe) Melo”, completou o diário, lembrando-se de outros dois atletas que, assim como o meia holandês, atuam no futebol italiano.

O volante da Juventus ainda viu seu nome na capa de outros dois jornais esportivos da Itália. O Corriere dello Sport, de Roma, falou em “desastre” para avaliar a atuação de Felipe Melo, enquanto que o Tuttosport, de Turim, lembrou que ele foi expulso após um pisão sobre Arjen Robben.

“Samba silenciado” e “samba holandês” ainda foram as frases estampadas respectivamente pelas publicações Guardian e L’Équipe, enquanto que o português Record destacou o “relógio laranja” que paralisou os brasileiros.

Já a publicação chilena La Tercera preferiu citar o fim da era Dunga, que “renunciou” ao cargo de técnico. Na verdade, a saída do treinador era esperada mesmo com o título na África do Sul, visto que seu contrato se expira ao fim da Copa.

No México, o diário El Universal deu um grande espaço ao êxito holandês em sua capa. Publicando uma foto com dois torcedores pintados de verde e amarelo desolados, o veículo escreveu: “o rosto da decepção. A Laranja Mecânica deu nocaute ao pentacampeão e a todo um povo que tinha esperança em levantar novamente a Copa do Mundo”.

Tags: