Justiça do Trabalho proíbe jogos entre 10h e 18h no Gauchão
   6 de fevereiro de 2010   │     0:13  │  0

 

JOGADORES DO GRÊMIO SENTIRAM MUITO O EFEITO DO FORTE CALOR QUE ATINGE O RIO GRANDE DO SUL
JOGADORES DO GRÊMIO SENTIRAM MUITO O EFEITO DO FORTE CALOR QUE ATINGE O RIO GRANDE DO SUL

O juiz do trabalho Rafael da Silva Marques deferiu liminar nesta quinta-feira impedindo a realização de partidas de futebol do Campeonato Gaúcho das séries A e B nos horários de 10h e 18h. A medida atende pedido do Sindicato dos Atletas Profissionais do Rio Grande do Sul, que entrou com ação cautelar no dia de ontem, após as reclamações de clubes e jogadores que atuaram sobre temperaturas de mais de 40 graus na última quarta-feira. A Federação Gaúcha de Futebol (FGF) vai recorrer da decisão.

O juiz define que as partidas devem ser realizadas fora deste horário, sob pena de multa diária de cento e cinquenta mil reais por partida, sem prejuízo da multa de cinco mil reais por atleta à federação. O mandado foi encaminhado ao presidente da FGF, Francisco Novelletto.

Para Novelletto, a mudança do horário dos jogos poderia comprometer o repasse das verbas da televisão aos clubes. Ele propõe discutir a questão para o campeonato de 2011. “Para este ano, não dá mais”, diz.

No despacho, o juiz do trabalho alerta para a onda de calor no estado e defende “que está na hora de o econômico pensar no humano”. “Note-se que a onda de calor é a maior no Rio Grande do Sul, e isso é público e notório, nos últimos trinta anos. Não há como praticar o futebol com calor de mais de trinta e cinco graus, com picos de até quarenta e três graus”, afirma o juiz. No texto, ele avalia que o mais correto seria realizar os jogos depois das 19h, mas limitou-se a estabelecer 18h como limite. “Se fazer audiências na justiça do trabalho sem ar-condicionado é impossível, o que dirá jogar futebol a quarenta graus”, completa o juiz.

A federação já havia modificado o horário das partidas de amanhã, exceto o jogo da televisão, e que estavam marcadas para as 17h. A partida Universidade x Grêmio, com transmissão pela televisão, está mandida para o horário das 17h de domingo.

Tags: