Fifa faz reunião de emergência para discutir esquema de manipulação
   25 de novembro de 2009   │     0:07  │  0

ASSUSTADO COM OS ÚLTIMOS ACONTECIMENTOS, BLATTER CONVOCOU REUNIÃO ESPECIAL DA FIFA
ASSUSTADO COM OS ÚLTIMOS ACONTECIMENTOS, BLATTER CONVOCOU REUNIÃO ESPECIAL DA FIFA

A Fifa convocou  uma reunião extraordinária do seu Comitê Executivo para discutir, entre outros assuntos, o maior esquema de manipulação de resultados do futebol europeu.

O encontro será realizado no dia 2 de dezembro, na Cidade do Cabo, na África do Sul.

Cerca de 200 jogos de nove ligas nacionais, da Liga Europa e da Copa dos Campeões da Europa, todos disputados neste ano, são suspeitos de terem tido placares forjados para favorecer redes de apostas.

A operação policial começou meses atrás e contou com a participação de 300 pessoas na Alemanha. A cooperação internacional, que começou pela Inglaterra, ajudou a desvendar o esquema, que visou jogos de primeira e segunda divisões em países como Turquia, Bósnia, Hungria, Croácia, Suíça, Áustria e Eslovênia.

Segundo as autoridades, o esquema atual, que englobaria até partidas de atletas juvenis e amistosos, rendeu vários milhões a apostadores, sobretudo chineses. Os chefes da rede, porém, estão na Alemanha, que tem 32 jogos sob suspeita.

Além do escândalo, também estão na pauta da reunião do Comitê Executivo da Fifa os incidentes das repescagens da Copa do Mundo-2010 (como a confusão entre as seleções de Egito e Argélia) e problemas de arbitragem, entre os quais o polêmico gol que classificou a França para o Mundial do próximo ano.

Tags: