Polokwane, a menor cidade da Copa do Mundo de 2010
   6 de outubro de 2009   │     0:01  │  0

ESTÁDIO PETER MOKABA TERÁ 45 MIL LUGARES
ESTÁDIO PETER MOKABA TERÁ 45 MIL LUGARES

Se Joanesburgo é frequentemente apontada como a “São Paulo da África do Sul” e a Cidade do Cabo muitas vezes é comparada ao Rio de Janeiro, a melhor analogia para descrever Polokwane é dizer que ela está para a Copa de 2010 na África do Sul como Cuiabá estará para o Mundial de 2014, no Brasil.

As semelhanças com a capital do Mato Grosso incluem a localização, próxima a fronteiras com outros países (no caso, Botswana, Zimbábue e Moçambique) e o clima, com as temperaturas mais altas no país, seja durante o verão ou durante o inverno, estação durante a qual o torneio será realizado.

Mas também existem características em comum quando o assunto é a participação das cidades nos Mundiais da Fifa especificamente. Polokwane, com cerca de 500 mil habitantes (mas apenas 300 mil na área urbana) é a menor cidade-sede da Copa 2010 e, assim como deve acontecer com Cuiabá em 2014, receberá apenas partidas da primeira fase da competição.

Capital da província do Limpopo, a cidade não está entre as mais tradicionais do país quando o assunto é o futebol. Em 13 anos de existência da Premier Soccer League, entidade que organiza os campeonatos nacionais sul-africanos, apenas três times da região conseguiram disputar a Primeira Divisão, sendo que atualmente nenhum deles está na elite.

Por conta dessa falta de tradição no esporte e da população pequena, é comum que seja questionado o destino do estádio Peter Mokaba após a Copa do Mundo. Em fase final de construção, a arena terá capacidade para 45.500 torcedores, e o temor é de que possa se tornar um “elefante branco” com o passar do tempo. Mas o coordenador da cidade para a Copa-2010, Ndavhe Ramakuela, garante que isso não vai acontecer.

Tags: