Continuidade faz técnico Paulo Autuori apostar em um 2010 melhor
   4 de outubro de 2009   │     0:04  │  0

PAULO AUTUORI ACREDITA NA TEMPORADA 2010
PAULO AUTUORI ACREDITA QUE SEU TRABAHO VAI GANHAR DESTAQUE EM 2010

O Grêmio já pensa em 2010. Comissão técnica e diretoria analisam o elenco, conversam sobre possíveis reforços, traçam metas para a temporada que começará em três meses. Paulo Autuori seguirá no cargo. E manterá a maioria absoluta do elenco. A passagem de ano será marcada pela continuidade no Olímpico. É uma manutenção de trabalho que faz o treinador apostar em resultados melhores.

– Qualquer tipo de trabalho com continuidade permite fazer tudo com mais naturalidade, não errar em quantidade como se errou antes – disse Autuori.

Em 2009, o Grêmio perdeu os dois turnos do Gauchão, foi eliminado nas semifinais da Libertadores (já com Autuori no comando) e agora é o sexto colocado no Brasileirão. Em resultados, não é um bom ano. Mas Autuori ainda acredita em conquistas significativas para a atual temporada. E isso significa garantir uma vaga para a Libertadores do ano que vem.

– Temos daqui até o final do campeonato para mostrar isso ainda. Não vamos baixar a guarda em nenhum momento.

Manutenção da base

O Grêmio mexerá pouco no elenco. Há duas semanas, ao dispensar o lateral-esquerdo Jadilson e os volantes Joilson e Makelele, o clube gaúcho começou a acelerar o processo de remodelagem do grupo. A partir de agora, poucas peças sairão. E Autuori comemora.

– É muito importante manter uma base, porque tem a metodologia de trabalho, de treino, jogadores com capacidade física bem homogênea, ideia clara tática. Facilita muito, inclusive para a pré-temporada. Quando se muda muito, acaba começando do zero. Mantendo uma base, é fundamental para crescer ao longo dos anos. Vamos trabalhar com a manutenção de uma base e o acréscimo de jogadores que venham a qualificar o elenco – afirmou Autuori.

O Grêmio tem contratos longos com a maioria dos principais atletas do elenco, como Victor, Réver, Fábio Rochemback e Souza. A renovação com Tcheco está acertada. E o clube agiliza a compra do argentino Maxi López.

Tags:,