Dunga defende convocação dos jogadores que atuam no futebol brasileiro
   29 de setembro de 2009   │     0:04  │  0

DUNGA PARTICIPOU DO LANÇAMENTO DA NOVA SEDE DA CBF NO RIO DE JANEIRO
DUNGA PARTICIPOU DO LANÇAMENTO DA NOVA SEDE DA CBF NO RIO DE JANEIRO

Durante o lançamento da pedra fundamental do novo centro de treinamento da seleção brasileira para a Copa do Mundo de 2014, ontem, no Rio de Janeiro, o técnico Dunga respondeu as críticas que recebeu por ter convocado jogadores que atuam no futebol nacional para os dois últimos jogos nas eliminatórias do Mundial de 2010. Líder com 33 pontos, o Brasil já está classificado para a África do Sul. Mas o Campeonato Brasileiro mais equilibrado da era dos pontos corridos entra em um momento decisivo e clubes que brigam pelo título vão perder suas estrelas por duas rodadas. O Goiás acabou indiretamente beneficiado, já que foi o único time entre os seis primeiros na classificação que não teve um jogador convocado.

Entre os 24 convocados por Dunga estão o goleiro Victor (Grêmio), o zagueiro Miranda (São Paulo), os meias Diego Souza (Palmeiras) e Sandro (Internacional) e os atacantes Adriano (Flamengo) e Diego Tardelli (Atlético-MG). O treinador afirmou que sua função é pensar sempre no melhor para a seleção brasileira.
– A minha função é convocar os jogadores. Se depois vão liberar ou não o assunto já não é comigo. É só os jogadores pedirem, mandarem uma carta, que a gente libera, como já fizemos com o Kaká e o Ronaldinho (Gaúcho). O jogador não é obrigado a se apresentar. Pode pedir dispensa. Muitos falam na imprensa sobre isso, mas até agora nenhum clube veio pedir a liberação – disse Dunga.

O treinador admitiu que poderia formar uma seleção apenas com jogadores que atuam no futebol europeu. Mas disse que prefere sempre contar com os melhores atletas. Enquanto os campeonatos europeus param durante as eliminatórias, o Brasileiro segue normalmente apesar de a Fifa ter separado as datas para os jogos das eliminatórias há três anos.

– Achei que deveria convocar os melhores. A seleção está sempre em primeiro lugar – disse o treinador.

Depois de enfrentar Bolívia e Venezuela, o Brasil deverá fazer só mais três amistosos antes da convocação para a Copa. O primeiro já está marcado: contra a Inglaterra, dia 14 de novembro, no Qatar. Depois, há datas para jogos em 18 de novembro e março de 2010, sem adversários definidos ainda.

Os jogadores se apresentam no dia 6 de outubro, às 11h, e ficam com a seleção brasileira até o dia 15. Com isso, eles não vão disputar as rodadas 28 e 29 do Brasileirão.

Tags:,