Estados Unidos surpreendem a Espanha e vão à final da Copa das Confederações
   25 de junho de 2009   │     0:18  │  0

43222222222dempsey.jpg

Dempsey fez o segundo gol norte-americano

Acabou o encanto da Espanha. Invicta há 35 jogos, com um recorde de 15 vitórias seguidas, a Fúria foi derrotada na tarde de ontem em Bloemfontein pelos Estados Unidos, por 2 a 0, na semifinal da Copa das Confederações, gols de Altidore e Dempsey.

A seleção americana, que já tinha surpreendido o mundo ao conseguir uma classificação improvável no grupo B, chega pela primeira vez à decisão da competição eliminando uma das equipes mais badaladas do momento. O adversário dos EUA na final de domingo sairá da semifinal de hoje, entre Brasil e África do Sul, em Johannesburgo.

Os americanos mostraram desde o início que não iriam se intimidar com a fama da Espanha. Aos seis minutos, Davies tentou de bicicleta, à direita do gol de Casillas. Logo depois, Dempsey arriscou da entrada da área, para fora novamente. Quando os espanhóis começavam a equilibrar o jogo, sofreram o primeiro gol. Lançado na meia-lua, o jovem Altidore se livrou de Capdevilla com o corpo e ficou livre diante de Casillas para abrir o placar, aos 26 minutos.

A Espanha sentiu o golpe. Mesmo dominando a partida, os campeões europeus não conseguiam levar perigo para o gol adversário. Na melhor chance antes do intervalo, aos 44, Fernando Torres entrou driblando pela direita e chutou rasteiro, mas o goleiro Howard salvou com o pé esquerdo.

A Fúria voltou do intervalo determinada a empatar o jogo. Nos 15 minutos iniciais, a bola mal passava da intermediária de defesa dos EUA. Mas, com pelo menos oito jogadores na área, os americanos impediam todas as tentativas espanholas. Villa arriscava os chutes de fora da área, mas parava na boa atuação de Howard.

Aos 27, os Estados Unidos sacramentaram a vitória num contra-ataque fulminante. O carioca Feilhaber fez boa jogada individual e rolou para Donovan na área. O camisa 10 cruzou mal, mas Sergio Ramos se descuidou na pequena área e permitiu o chute de Dempsey para o gol vazio: 2 a 0.

Tags:,