FIQUE SABENDO:
   29 de abril de 2009   │     0:16  │  0

– O atacante Fábio Lopes está recuperado e garantido no ataque azulino ao lado de Tiago Potiguar para o importante jogo desta noite pela Copa do Brasil, no Rei Pelé, às 20h30. No coletivo que definiu o time do CSA para o duelo contra o Coritiba, Gilmar Batista optou pela escalação de Tiago Potiguar na vaga de Júnior Amorim, expulso na Vila Belmiro, depois de fazer o gol da vítória alagoana.

– O Coritiba é um time forte, venceu no último domingo o Atlético-PR por 4 x 2, e tem nos paraíbanos Marcelinho e Carlinhos suas grandes expressões. Tem tembém um técnico competente, responsável inclusive pela volta do “Coxa” a Série A do Campeonato Brasileiro. Gilmar sabe disso e vai colocar o CSA para jogar com segurança e objetividade, buscando uma vitória em casa ao lado da maior torcida de Alagoas.

– O CSA está confirmado com: Jéferson; Caiçara, Carlos Diogo, Fábio Lima e Marciano; Anderson, Magno, Jean e Camilo; Fábio Lopes e Tiago Potiguar. Assis e Tiago Larangeira, novos contratados especialmente para a Copa do Brasil, participaram dos treinos de ontem e estão relacionados para o banco de reservas. O CSA espera um grande público na noite de hoje. O Timaço da Rádio Gazeta transmite o jogo com Arivaldo Maia, Waldemir Rodrigues, Walmari Vilela, Warner Oliveira, Orlando Batista, Luciano Costa e Charlene Araújo.

– O CRB não terá  Alex Tenório e Emerson para o clássico do próximo domingo, e corre o risco de não contar também com o goleiro André, sentindo dores no tornozelo. Sem falar em Xandão que ainda sente uma contusão de joelho. São sérios desfalques para um jogo que pode ser considerado o mais importante do campeonato até aqui. Para aliviar, Jairo tem seu retorno garantido depois de cumprir suspensão automática. Joãozinho não tem pressa para definir o time.

– Os dirigentes do Regatas decidiram que o árbitro do clássico terá que ser da Fifa. Ou por outra: o trio de árbitros deverá ser Fifa. Um direito do CRB, apesar do maravilhoso momento da nossa arbitragem. Nada demais na decisão do Galo que é o mandante do jogo. Muitos outros clubes participantes das decisões estaduais pelo Brasil estão agindo da mesma maneira. Domingo passado, no clássico cerarense, deu o maior problema: Simon marcou um pênalti que está sendo contestado até pela CBF. Mas, mesmo depois de rever o lance pela tv, várias vezes, Carlos Simon não mudou de opinião. Espero que isso não ocorra em Alagoas.

– A FAF está informando que vai colocar câmeras espalhadas por todo setor de bilheterias, no clássico de domingo, para flagrar “autoridades” que confundem suas posições com o direito de não pagar ingresso no futebol alagoano. A setor de entrada será um legítimo BBB da Rede Globo de Televisão. Só vai faltar o Pedro Bial!

Não significa dizer que não existam autoridades com direito ao livre acesso. Existem e serão respeitadas. Agora, “carteirada”, nem pensar!

– Adriano anda falando abertamente que sente um desejo muito grande de voltar ao Flamengo, seu clube do coração. Livre, depois de suspender seu contrato italiano, o Imperador é visto constantemente com amigas e namoradas, aproveitando o que existe de melhor no Rio de Janeiro. Washington Rodrigues, líder de audiência na Rádio Tupi do Rio, e conselheiro rubro-negro, pediu que o clube faça uma contrato de risco com o atacante. Se treinar, recebe, se jogar, recebe, se não jogar, não recebe. Problema é que o “Apolinho” esqueceu que o nosso Mengão está pagando os salários do plantel com muito atraso. Estamos em Abril e estão tentando pagar Fevereiro. Assim, Adriano já estaria perfeitamente enquadrado na sugestão do consagarado comentarista.

– A uma semana do início das oitavas-de-final da Libertadores, diretoria e comissão técnica do São Paulo estudam nomes de possíveis reforços para a sequência da competição. Nos últimos anos, esta tem sido uma estratégia muito usada pelo clube paulista: fazer modificações em sua lista de inscrição a partir do mata-mata.

– A comissão técnica está à procura de um lateral-direito. Os jogadores da posição não agradaram até o momento e Muricy Ramalho não se sente confortável em escalá-los na parte mais delicada da competição. Outras posições, como o meio-de-campo, também estão em observação. Os dirigentes não querem simplesmente contratar um atleta. É preciso trazer alguém com experiência, que chegue para jogar.

– Sem uma academia com equipamentos de última geração, fica difícil para qualquer clube recuperar um atleta. Aqui, CSA e CRB ainda não conseguiram montar uma academia e são muito criticados por isso. Em Recife, apesar das melhores condições dos clubes pernambucanos, o Náutico, por exemplo, também não tem. Quem ler a matéria no blog de hoje, poderá sentir a revolta do atacante Somália, recentemente dispensado pelo Timbú. Pagava do seu bolso uma academia para adiantar sua recuperação de uma grave contusão no tornozelo.

– Amanhã estaremos voltando para nossa realidade e focando apenas a última rodada da fase de classificação do Segundo Turno. Todos os jogos do domingo serão importantes, e terão diferentes valores na classificação ou queda para a Segunda Divisão. A bola vai rolar às 16 horas para todos. 

– O técnico Cuca, do Flamengo, tem mais uma oportunidade na sua carreira para conquistar um título. Mesmo dirigindo o Flamengo, Botafogo, São Paulo, Santos e outros grandes clubes brasileiros, Cuca nunca foi campeão. Ganhou turnos, etapas, nunca um título de verdade. Torço para que conquiste o título do Carioca-2009 pelo meu Flamengo. Mas não será fácil pela igualdade das duas equipes na tradição de um dos maiores clássicos do Brasil. Se perder será um desastre para sua carreira!

Como se previa, tudo aconteceu sem estresse. Ao natural, o Grêmio goleou o Boyacá Chicó, da Colômbia, por 3 a 0 na noite de ontem, no Olímpico, e garantiu a melhor campanha entre os 32 disputantes da Copa Libertadores da América. Isso lhe dá direito de disputar o segundo confronto em casa em todas as fases do mata-mata, inclusive na final.

– Os dirigentes do Capelense dispensaram 7 jogadores no dia de ontem, depois do rebaixamento do time para a Segunda Divisão. O técnico Neto Maradona alegou que não foi comunicado e pediu para deixar o clube. Pavão, seu auxiliar, será o treinador na cidade de Palmeira dos Indios. O time ficou com apenas 12 atletas. Terá que requisitar jogadores da base para completar o banco na despedida do Alagoano-2009, contra o CSE, no Juca Sampaio.