FIQUE SABENDO:
   26 de abril de 2009   │     0:22  │  0

– Uma rodada importante neste domingo pelo Alagoano-2009, com jogos decisivos para os clubes que lutam pelos primeiros lugares e, principalmente, para os que lutam pela sobrevivência na Primeira Divisão em 2010. O CSA precisa vencer o Murici e torcer pelo CRB, em Santana.  O Ipanema necessita vencer em casa para continuar na frente dos azulinos.

– Capelense e CSA não podem mais perder. O CSE  joga contra o Corinthians-AL em Maceió. Se perder vai precisar vencer seu último jogo, em casa, no Juca Sampaio, contra o Capelense. Portanto, diferente do CSA, o Tricolorido não depende dos outros. ASA, Igaci e Murici estão na parte de cima da tabela, sem problemas, enquando o Coruripe está em situação razoável.  Ao final da rodada de hoje já será possível fazer uma projeção que vai agradar uma parte e decepcionar outra.

– Júnior Amorim vai  provando aos mais radicais torcedores azulinos que é um profissional competente, independente da camisa que veste ocasionalmente. Muitos amigos torcedores do CSA não acreditam no veterano e eficiente atacante, achando que é um jogador muito identificado com o Regatas. Estão totalmente equivocados com o atleta, cuja eficiência não pode ser constestada em nenhum clube que defendeu. É um bom caráter e tem nome no futebol brasileiro. Depois do gol que eliminou o Santos, mesmo que não consiga marcar no Alagoano-2009, o que é improvável,  já terá cumprido rigorosamente a sua missão no Mutange.

– É preciso que o torcedor do CSA tenha conhecimento real do que poderá acontecer com o seu clube do coração na rodada de hoje: se vencer o Murici e o CRB também vencer o Ipanema, o CSA sairá da zona de rebaixamento, permanecendo ainda com risco de cair, porém, com menores possibilidades. Agora, se perder para o Murici e o Ipanema superar o CRB, o CSA estará deixando mais uma vez a elite do nosso futebol. A rodada promete emoção, alegria e decepção.

– Estarei em Santana do Ipanema, ao lado do repórter Luciano Costa para transmitir Ipanema x CRB, jogo que será iniciado às 15 horas, no estádio Arnon de Mello. Claudemir Araújo, o locutor de todas as torcidas, vai narrar CSA x Murici, jogo imperdível no Rei Pelé, às 17 horas. Interessante: a audiência do jogo de Santana do Ipanema será dividida entre azulinos e alvirubros.

– O CSA vai entrar em campo depois que o  jogo do Galo for encerrado, sabendo se seus sintomas estarão mais graves ou não. Posso assegurar, sem medo de errar, que é rodada para expoldir ponte de safena, realmente para quem tem nervos de aço, como costumo afirmar nas transmissões do Timaço da Gazeta. O comando é de Walmari Vilela, o repórter internacional que faz a diferença. Comentários de Waldemir Rodrigues, o mais ouvido de Alagoas. Participação de Warner Oliveira, Orlando Batista e Charlene Araújo.

– Enquanto vive o drama do rebaixamento no Campeonato Alagoano, o CSA faz bonito na Copa do Brasil. Não é fácil bater o Santos na Vila. O time mais popular de Alagoas  venceu como equipe grande, jogando no contra-ataque, com personalidade e segurança. O Coritiba – o nome da capital paranaense se escreve com “u”, Curitiba, diferente do time que usa “o”, Coritiba – vem para Maceió sabendo que não vai jogar contra um adversário qualquer. Traz como maior atração Marcelinho Paraíba, ex-Flamengo e o técnico René Simões, recentemente dispensado pelo Fluminense.

– Para os menos avisados, lembro que não tem mais esse negócio de vencer por uma diferença de dois gols para eliminar o jogo seguinte. O 2º jogo é obrigatório. Resta saber se o Coritiba vai suportar o calor sufocante que está fazendo em Maceió. O frio de Curitiba, com certeza, não fará bem aos jogadores do CSA. Apesar disso, é melhor jogar com baixa temperatura. O calor limita a capacidade física numa intensidade bem maior.

– O goleiro Rogério Ceni está fazendo a primeira etapa do seu tratamento em casa. Segundo os médicos e fisioterapeutas do Tricolor, seria um desgaste muito grande ir todos os dias para o Reffis, no CT. O pé de Ceni estava inchando muito cada vez que ele tinha de fazer um esforço do tipo. Por isso, sempre um fisioterapeuta do clube vai até a casa do camisa 1 examiná-lo e passar os exercícios.

– A Ponte Preta saiu na frente na briga pelo Troféu de Campeão do Interior e, o mais interessante, o prêmio de R$ 250 mil da Federação Paulista. No jogo de ida da decisão, na noite de ontem, no Moisés Lucarelli, a Macaca fez 2 a 0 em cima do Barueri e tem a vantagem de perder por 1 a 0 e ainda assim ficar com o taça. Os gols da equipe campineira foram anotados pelo zagueiro Gum, no primeiro tempo, e o atacante Danilo Neco, na etapa final. O Barueri ainda perdeu pênalti com Pedrão, também no segundo tempo. O confronto da Arena Barueri será no próximo sábado, na véspera da grande final entre Corinthians e Santos, às 18h30. Antes, na quarta-feira, a Macaca joga pela Copa do Brasil contra o Americano, no Rio de Janeiro.

– Hoje à tarde, Felipe e Fábio Costa estarão separados pelos 105 metros de comprimento da Vila Belmiro. Mas, durante dois anos, os goleiros que decidem o Campeonato Paulista já estiveram muito mais próximos. Entre 1998 e 2000, Felipe buscava e devolvia bolas para Fábio Costa no Barradão. O corintiano, então goleiro da base do Vitória, era gandula do santista, que já atuava como titular.

– O Brasiliense, treinado pelo nosso Roberval Davino, venceu, de virada, o Brasília por 2 a 1, ontem, no Estádio do Cave, no jogo de ida da final do Campeonato Candango e ficou muito perto do hexacampeonato. E a vitória poderia ter sido por uma diferença maior, uma vez que o Jacaré ainda acertou três bolas na trave. Com o resultado, o Brasília precisará vencer por dois gols de diferença na partida de volta, na Boca do Jacaré, para ser campeão.

– A diretoria do Sport divulgou no final da noite de ontem que a Traffic fez uma proposta para ter 50% dos direitos federativos do atacante-revelação da Ilha do Retiro, o garoto Ciro. O presidente do Sport, Sílvio Guimarães que esteve reunido com um empresário da Traffic, mas não quis revelar seu nome, comentou sobre a proposta pelo jogador.

– Logo de começo, não aceitei a proposta do empresário, mas depois, ele mostrou três alternativas pelo interesse ao jogador. Vou analisá-las, e depois, farei uma contra-proposta para ver se chegamos a um interesse em comum – revelou Sílvio Guimarães.

– E o Capelense? Depois de vencer com facilidade a  Segunda Divisão, faz a pior campanha na Primeira. Apesar do esforço incomum de João de Paula, Zé Cláudio e dos grandes nomes da cidade, parece que não tem jeito. Fico triste, o Capelense tem história, tradição e faz falta. Mas, apesar da situação complicada, os capelenses não jogaram a toalha e vão lutar até o fim.