No adeus de Edmundo, Vitória rebaixa Vasco no Rio
   7 de dezembro de 2008   │     21:19  │  0

86867556edmundo.jpg

Um grande jogador como Edmundo não merecia uma despedida tão triste

A lista dos grandes clubes que foram rebaixados para a segunda divisão do Campeonato Brasileiro ganhou um novo integrante neste domingo. Na 38ª e última rodada da principal competição do futebol nacional, o Vasco acabou surpreendido pelo Vitória, perdeu por 2 a 0 em pleno São Januário e selou aquilo que sua torcida vinha temendo há tempo: a primeira queda para a Série B, em 2009. Isso no dia da despedida de um dos maiores ídolos da torcida, o atacante Edmundo.Para escapar, a equipe cruzmaltina precisava, além da vitória em casa, torcer por derrotas de dois dos três concorrentes diretos para escapar do rebaixamento: Náutico, Atlético-PR e Figueirense.

O rebaixamento era esperado pelos vascaínos. Desde a 25ª rodada, a equipe deixou a zona de perigo apenas uma vez, na 33ª jornada. A equipe se despede da divisão de elite do Brasileiro com a segunda pior defesa (71 gols sofridos) e como o segundo clube que mais perdeu na competição (20 revezes).

Inconformados, alguns fãs tentaram invadir a tribuna de honra, onde o mandatário vascaíno assistia o jogo. Já era tarde demais e a segunda divisão é uma realidade para o clube, que com a derrota termina a competição em 18º lugar, com 40 pontos.

Um péssimo adeus para Edmundo. Aos 37 anos, com 243 jogos e 135 gols pelo Vasco, o camisa 10 se despede dos gramados brasileiros vendo o time do coração cair para a Série B. O jogador ainda pode prolongar a carreira nos Estados Unidos. No banco de reservas, outro ídolo chorava sem pudores: o meia Pedrinho.

O Vitória, que já não brigava por mais nada no Brasileiro, termina o ano de forma mais que positiva. Na volta da Série B, o clube baiano revela o meia Marquinhos, já negociado com o Palmeiras para 2009, e fica na décima colocação, com 52 pontos, garantindo seu lugar na próxima Copa Sul-Americana.

Tags:,