Título da Taça GB indica início promissor do Flamengo de Tite
   5 de março de 2024   │     3:00  │  0

Leo Pereira, zagueiro autor do terceiro gol do Flamengo na vitória sobre o Madureira, levanta a Taça GBLeo Pereira, zagueiro autor do terceiro gol do Flamengo na vitória sobre o Madureira, levanta a Taça GB — (Foto: André Durão – Grupo Globo)

O Flamengo venceu o Madureira por 3 a 0 e conquistou de forma invicta a sua 24ª Taça Guanabara – competição disputada desde 1965. Reitero: até o final dos anos 80 o título deste torneio teve mais do que glamour. Hoje, o valor é meramente institucional sem a glamourização do século passado.

Mas o troféu renova autoestima e aumenta o valor da galeria do clube. Por isso seu vencedor festeja, enquanto seus perdedores o desmerecem.

Nas últimas quatro edições a disputa trouxe uma relevante coincidência: seu vencedor foi também o campeão estadual, o que, de certa forma, cria expectativas para o rali entre rubro-negros e tricolores, campeões do torneio desde 2020.

O time de Tite, além de não perder em suas onze partidas (oito vitórias e três empates), fez 23 gols e sofreu apenas um – mesmo assim com um time sub 22. E o Fluminense, campeão da Recopa, entra na reta final do Estadual na busca do tricampeonato.

O título da Taça GB reforça a convicção de que o Flamengo jogou o ano de 2023 no lixo, com uma preparação esdrúxula na virada de 2022. O fiasco nas competições disputadas trouxe ensinamentos e agora, em ano de eleição presidencial, o clube abre a temporada com perspectivas mais otimistas.

O elenco oferece opões competitivas de qualidade inquestionável e com a gestão técnica entregue ao treinador que dirigiu a seleção nas duas últimas Copas a caminhada tem tudo para ser tranquila.

Arivaldo Maia com Redação do EXTRA – Rio de Janeiro