De virada, Costa do Marfim bate a Nigéria e é campeã da Copa Africana de Nações
   13 de fevereiro de 2024   │     15:00  │  0

Sébastien Haller fez o gol da virada da Costa do MarfimSébastien Haller fez o gol da virada da Costa do Marfim — (Foto: FRANCK FIFE/AFP)

Sebastién Haller marcou o gol da virada no fim da partida e foi o herói do título, no último domingo.

A Costa do Marfim fez valer o fator casa, bateu a Nigéria de virada e se sagrou campeã da Copa Africana de Nações. Em uma final emocionante, os visitantes abriram o placar no Estádio Olímpico de Ebimpé, com um gol do zagueiro William Troost-Ekong, mas viram os donos da casa virarem com gols de Kessié e Haller, na segunda etapa.

A Nigéria entrou em campo com uma proposta de jogo bem definida: se fechar na defesa e sair no contra-ataque. No primeiro tempo, a estratégia deu certo e o time nigeriano abriu o placar aos 37 minutos, após cobrança de escanteio pela esquerda. A defesa da Costa do Marfim tentou rebater no primeiro pau, mas Troost-Ekong pegou a sobra e balançou as redes.

No segundo tempo, a pressão da Costa do Marfim continuou, mas desta vez surtiu efeito. O volante Kessié, aos 16 minutos, também em cobrança de escanteio, empatou a decisão e 20 minutos depois, o atacante Sebastién Haller, que superou câncer, se antecipou a marcação, fez o segundo gol e se tornou o herói do título.

No fim do confronto, a Costa do Marfim, que está com técnico interino e em crise, aguentou a pressão final da Nigéria e se tornou tricampeã da competição.

Arivaldo Maia com Redação do Extra