Invenção contestada: implementação do cartão azul foi suspensa após repercussão negativa, diz jornal
   11 de fevereiro de 2024   │     17:00  │  0

Cartão AzulCartão Azul — (Foto: Reprodução)

Segundo a publicação inglesa Telegraph, a novidade deveria ter sido anunciada na última sexta-feira, mas reação contrária a mudança alterou os planos.

O início dos testes do cartão azul, que de acordo com uma reportagem do Telegraph, começaria durante a Copa da Inglaterra, no meio do ano, foi desmentida pela Fifa em comunicado oficial.

Segundo um nova reportagem do jornal inglês, a decisão de adiar a novidade foi tomada após a repercussão negativa da mudança.

O Telegraph diz que o anúncio seria feito, mas “reações extraordinárias” fizeram com que os bastidores do futebol se movimentassem e se opusessem a mudança. Dentro do futebol inglês não foram poucos os relatos contrários a novidades.

O treinador do Newcastle, Eddie Howe, foi um que se opôs publicamente a implementação do novo cartão:

— Para ser sincero, não sou um grande fã; é para isso que servem os cartões amarelos. O sistema atual funciona bem; só precisa ser aplicado corretamente. Adicionar um cartão azul apenas acrescentaria mais confusão, na minha opinião, por isso sou contra.

A introdução do cartão azul será debatida durante a assembleia do International Football Association Board (Ifab), órgão que determina as regras de arbitragem, no mês que vem. A Fifa também participa.

A Fifa, por sinal, afirmou em sua nota que “quaisquer testes desse tipo, se implementados, devem limitar-se a testes de forma responsável em níveis inferiores”.

Segundo a proposta, o cartão azul será uma punição que deixará jogadores de fora dos campos por dez minutos. A ideia é diminuir a quantidade de faltas táticas e inibir os atletas a fazerem reclamações com os árbitros.

Ainda de acordo com a sugestão, dois cartões azuis resultam em expulsão. O mesmo acontece caso o jogador receba um amarelo e um azul.

Arivaldo Maia com Extra — Rio de Janeiro