Grêmio aposta em Diego Costa, e centroavante tem chance de retomar protagonismo
   10 de fevereiro de 2024   │     17:00  │  0

Diego Costa e Koke comemoram, Chelsea x Atlético de Madrid — Foto: AFP

Diego Costa e Koke comemoram gol no duelo Chelsea x Atlético de Madrid — (Foto: AFP)

Atacante brasileiro naturalizado espanhol estava livre no mercado e vai assinar contrato com o clube gaúcho até o fim desta temporada.

O Grêmio finalmente anunciou a contratação de um centroavante para a temporada. Diego Costa foi oficializado como novo reforço e desembarca nos próximos dias para assinar contrato até o fim de 2024. Para o clube, serve para preencher uma lacuna. Para o jogador, a chance de retomar o protagonismo de outrora.

Diego Costa estava livre no mercado desde 31 de dezembro, data de encerramento do contrato com o Botafogo. O clube carioca cogitou a renovação com o atacante na virada do ano, mas não fechou.

Diego Costa, novo reforço do Grêmio — Foto: Marcos Ribolli

Diego Costa, novo reforço do Grêmio – (Foto: Marcos Ribolli)

O brasileiro naturalizado espanhol não era o plano A do Grêmio, nem o B. A primeira investida do clube por um centroavante após a saída de Luis Suárez foi em Funes Mori, mas o argentino preferiu seguir no México, onde tem nacionalidade, e recusou a proposta gremista.

Nomes como Cavani e Gabigol foram especulados, mas posteriormente negados pelo Grêmio. Entre os que foram procurados estão o camaronês Aboubakar e, mais recentemente, Tiquinho Soares. O jogador do Botafogo, recebeu proposta e gostou do projeto apresentado pelo Tricolor, mas os cariocas rechaçaram a oferta dos gaúchos.

Desta forma, o Grêmio foi buscar um ex-companheiro de Tiquinho. Neste contexto, Diego Costa pareceu um alvo mais acessível, especialmente por se tratar de um atleta sem contrato. O ex-jogador da seleção espanhola é a principal aposta gremista para a disputa da Libertadores.

Aos 35 anos, o centroavante fez quase toda carreira na Europa, com destaque pelas passagens por Atlético de Madrid e Chelsea. Naturalizado espanhol, disputou duas Copas do Mundo (2014 e 2018). Em cerca de 17 anos de trajetória profissional, tem mais de 200 gols marcados.

O histórico recente, porém, mostra Diego Costa longe do protagonismo de outrora. Desde meados de 2017, quando deixou o Chelsea para retornar ao Atlético, o desempenho do atleta foi mais discreto, além de ter cumprido contratos curtos nos últimos três times que defendeu.

Nos últimos seis anos, entre o clube colchonero, Atlético-MG, Wolverhampton e Botafogo, Diego Costa disputou 140 jogos e marcou 28 gols. Uma média de 0,2 gol por partida, ou um a cada cinco.

Em seus melhores momentos, chegou a anotar 36 gols em 52 jogos na temporada 2013/14, sendo inclusive campeão espanhol pela equipe do Atlético de Madri.

Diego Costa Luis Suárez Atlético de Madrid — Foto: Getty Images

Diego Costa e Luis Suárez nos tempos do Atlético de Madrid — (Foto: Getty Images)