Novo presidente do América-RJ, Romário pede que jogadores do clube não usem chuteiras coloridas: ‘só se tiver patrocínio’
   1 de fevereiro de 2024   │     12:00  │  0

Romário com sua tradicional chuteira pretaRomário com sua tradicional chuteira preta — (Foto: Alexandre Cassiano)

Ex-atacante teve atitude parecida em 2009, quando foi dirigente do clube.

Empossado no América-RJ como novo presidente no último dia 6 de janeiro, Romário já tem implementado alguns de seus desejos no clube. Um deles é um tanto quanto inusitado. Segundo apurou a reportagem do GLOBO, o baixinho deixou claro para seus diretores e membros da comissão técnica o pedido de que os funcionários do clube, incluindo atletas, não utilizem chuteiras coloridas, apenas pretas.

A exceção é para caso os jogadores tenham patrocínio de alguma marca esportiva.

De acordo com uma fonte do América, não se trata de uma regra ou imposição, apenas um pedido de Romário, que já havia feito isso em 2009, quando teve rápida passagem como dirigente do clube. Na época, o América-RJ disputava a Série B do Rio pela primeira vez e o baixinho era o responsável por ter relação direta com os jogadores. Com moral, o campeão da Copa do Mundo de 1994 era um forte combatente do estrelismo no vestiário. Por isso, pedia que todos tivessem chuteiras iguais.

Assim, segundo reportagem do Terra, Romário combinou com o roupeiro do América que separasse todas as chuteiras que não fossem pretas e, com uma lata de tinta preta e um pincel, padronizou todas elas. Na ocasião, nenhum jogador contestou o ídolo do futebol brasileiro e, com todo o elenco de chuteiras pretas, o América acabou conquistando o campeonato com direito ao baixinho em campo na final contra o Artsul.

De volta ao clube como presidente, Romário espera colocar o América de novo no caminho das glórias e na primeira divisão do futebol carioca. A partir desta semana o clube deve começar a anunciar os jogadores que farão parte do elenco do time sub-20 e do profissional. A apresentação oficial dos atletas também deve ocorrer nos próximos dias.

Romário em ação pelo América-RJ contra o Artsul no jogo do título da segunda divisão do Campeonato Carioca de 2009 — Foto: DivulgaçãoPhotocameraRomário em ação pelo América-RJ contra o Artsul no jogo do título da segunda divisão do Campeonato Carioca de 2009 — (Foto: Divulgação/Photocamera)

Arivaldo Maia com João Pedro Fragoso – Redação do jornal O GLOBo  — Rio de Janeiro