Ainda em busca de reforços, Grêmio chega a um time de saídas confirmadas em 2024; veja lista
   28 de janeiro de 2024   │     17:00  │  0

 

Efeito Suárez: Grêmio estima venda de camisas para uruguaios

Entre o fim de 2023 e o começo deste ano, 11 atletas que tinham contrato com o clube foram embora, enquanto houve apenas três chegadas.

O Grêmio confirmou o empréstimo do goleiro Felipe Sheibig ao Vila Nova, de Goiás. Desta forma, o Tricolor chegou a um time de saídas em 2024, em meio à busca por reforços. Até o momento, apenas três jogadores desembarcaram em Porto Alegre.

A lista de saídas, encabeçada por Luis Suárez, inclui sete atletas que estavam no clube na temporada passada. O astro uruguaio encurtou em um ano o término do vínculo com o Grêmio e saiu em dezembro para fechar com o Inter Miami do amigo Messi.

O zagueiro Bruno Alves e os meias Gustavinho, Iturbe e Luan findaram contrato em dezembro e não renovaram. Além deles, Ferreira foi vendido ao São Paulo, e Felipe Sheibig emprestado ao Vila Nova.

Quatro jogadores tinham contrato com o clube, mas não atuavam mais em Porto Alegre, a começar por Jaminton Campaz. O colombiano atuou por empréstimo no Rosário Central em 2023 e teve parte dos direitos econômicos adquiridos pelos argentinos.

Porém, um desacerto entre clube e jogador fez o Grêmio anunciar o retorno de Campaz como “reforço”. No entanto, pouco mais de uma semana depois, os gaúchos comunicaram, enfim, o acordo entre as partes para ida do jogador à Argentina.

Outros casos são de Guilherme, vendido ao Santos, Gabriel Silva e Guilherme Guedes. A lista ainda pode aumentar. Os jovens Gustavo Martins e Cuiabano são cobiçados por times europeus. A ideia do Grêmio, neste momento, é de não negociar a dupla.

O “time” de saídas do Grêmio em 2024:

  1. Felipe Sheibig (goleiro): emprestado ao Vila Nova-GO.
  2. Bruno Alves (zagueiro): foi para o Cuiabá.
  3. Guilherme Guedes (lateral-esquerdo): foi para o América-RN.
  4. Gabriel Silva (meia): para a Inter de Limeira.
  5. Gustavinho (meia-atacante): foi devolvido ao América-MG.
  6. Campaz (meia-atacante): foi negociado com o Rosário Central.
  7. Luan (meia-atacante): foi para o Vitória.
  8. Iturbe (meia-atacante): foi para o Cerro Porteño.
  9. Guilherme (atacante): foi negociado com o Santos.
  10. Ferreira (atacante): foi negociado com o São Paulo.
  11. Luis Suárez (centroavante): foi para o Inter Miami

O goleiro Marchesín, o volante Dodi e o atacante Soteldo, por ora, são as caras novas no elenco gremista para 2024. O clube trabalha para acertar com mais nomes, especialmente um centroavante. O técnico Renato Portaluppi chegou a falar em três ou quatro aquisições.

Entre vários rumores e jogadores badalados oferecidos ao Grêmio, não foram muitos que receberam propostas, de fato. Funes Mori e Aboubakar são alguns exemplos, mas o argentino preferiu seguir no México, onde tem nacionalidade, enquanto o camaronês, por ora, fica na Europa, onde tem contrato com o Besiktas, da Turquia.

Nos últimos dias, Gabigol foi especulado como alvo do Tricolor e de uma ligação de Renato. No entanto, após a vitória sobre o São José, na quarta-feira, o vice de futebol Antônio Brum negou qualquer contato pelo centroavante do Flamengo. A multa para tirar Gabigol do Flamengo é alta demais para qualquer clube do Brasil e até muitos do Exterior.

Arivaldo Maia e Gabriel Girardon – Redação do ge – Porto Alegre