Um ano após a morte de Pelé, Santos é rebaixado pela 1ª vez em sua história
   8 de dezembro de 2023   │     23:00  │  0

O Santos, time onde brilharam astros como Pelé e Neymar, foi rebaixado na última quarta-feira (7) para a segunda divisão do futebol brasileiro pela primeira vez em sua centenária história.

Depois de anos de crise esportiva e econômica, o fantasma do rebaixamento se materializou para o tradicional ‘Peixe’ no momento em que se completa um ano da morte do ‘Rei do futebol’.

Embora tenha chegado na 15ª posição à última rodada do Brasileirão, com 43 pontos, o Santos perdeu em casa por 2 a 1 para o Fortaleza e caiu definitivamente para a 17ª colocação, a última que leva a disputar a Série B em 2024.

Os outros rebaixados foram Goiás (18º), Coritiba (19º) e América-MG (20º).

Seu ex-atacante Marinho, aos 39 minutos, abriu o placar para o Fortaleza, comandado pelo técnico argentino Juan Pablo Vojvoda.

O zagueiro Messias empatou (58′) fazendo a torcida alvinegra respirar mas o atacante argentino Juan Martín Lucero enterrou as esperanças já nos acréscimos (90’+6).

Tampouco ajudou o fato de os outros dois times que começaram a 38ª rodada abaixo na tabela, Vasco e Bahia, terem vencido suas respectivas partidas contra Red Bull Bragantino e Atlético-MG.

O Vasco, comandado pelo técnico argentino Ramón Díaz, venceu por 2 a 1 em São Januário, no Rio de Janeiro, enquanto o Bahia, dirigido pelo ex-goleiro Rogério Ceni, goleou por 4 a 1 na Fonte Nova, em Salvador.

Agora, São Paulo e Flamengo passam a ser os únicos times brasileiros que nunca caíram para a segunda divisão.

Arivaldo Maia com Agência AFP