Flamengo vai esperar vaga na Libertadores e aval de Tite para ir ao mercado e finalizar renovações em dezembro
   19 de novembro de 2023   │     12:00  │  0

TiteTite — (Foto: Flamengo)

Indefinição sobre classificação direta na competição impede movimentações, e ausência no torneio pode fazer contratações pesadas só virem no meio de 2024.

Quando Tite afirmou que não poderia projetar ainda as carências no elenco do Flamengo para 2024, deixou claro que vai passar por ele o processo de reformulação tão esperado. Mas a diretoria rubro-negra aguarda a definição da vaga na Libertadores para definir a quantidade e a qualidade das contratações, o que só deve acontecer em dezembro. O treinador também terá papel importante nas renovações pendentes, pois elas estarão condicionadas a chegadas de novas peças.

Dentro desse cenário, os cinco jogos restantes no Brasileiro vão influenciar diretamente no momento em que o Flamengo vai ao mercado, e no apetite que terá na ocasião. Hoje, o clube é o sexto colocado, com vaga na pré-Libertadores, e seis pontos de diferença para a equipe que vem em seguida, o Athletico-PR. O objetivo, entretanto, é carimbar a vaga direta, através do G-4, que tem no momento Palmeiras, Botafogo, Grêmio e Bragantino.

Risco de demora nas contratações

Caso a vaga não venha, a tendência é que o clube só abra os cofres no meio de 2024. E a partir de então pode ser que algumas renovações que estão em cheque ganhem corpo. Mesmo sem a classificação assegurada, as renovações de Bruno Henrique e Gabigol já foram negociadas, por mais três e cinco anos, respectivamente. Estão pendentes e no momento congeladas as discussões sobre a permanência de Everton Ribeiro, Rodrigo Caio e Filipe Luis. O trio já nutre poucas esperanças de ficar em 2024, mas todos têm boa relação com Tite, e a promessa é de que o técnico terá peso na escolha.

A promessa é de reuniões entre direção e comissão técnica para apontar as necessidades. Hoje, o que se sabe é que o clube já tem alvos antigos ainda na mira, como De la Cruz, do River, e vai atrás de lateral-esquerdo e zagueiro. Por isso, as situações de Rodrigo Caio e Filipe Luis estão complicadas. Fala-se em um acordo prévio com Bruno Mendez, do Corinthians, e a lista para o lado esquerdo é vasta, até com o nome de Alex Sandro, que trabalhou com Tite na seleção brasileira.

Ribeiro em baixa

A situação de Everton Ribeiro é peculiar. O meia é alvo de clubes brasileiros, entre eles o Fluminense, e já indicou internamente certa frustração por ter tido poucas oportunidades com Tite. Desta forma, já vê com bons olhos respirar novos ares, aos 34 anos. Ficar no Rio, onde a família está adaptada, pesa. Mas os representantes do jogador alegam ter sondagens de outros estados e do exterior.

A lateral direita é outra posição considerada carente de reforços de peso. Com Varela em baixa, Matheuzinho e Wesley disputam vaga, mas ambos são considerados ativos importantes para vendas na próxima janela. O Flamengo pretende fazer dinheiro com alguma promessa para poder contratar pesado, e a necessidade vai aumentar em caso de não classificação direta na Libertadores.

Arivaldo Maia com Diogo Dantas – Redação do EXTRA – Rio de Janeiro