Fifa faz exigência e gera dúvida na lista de inscritos do Fluminense para Mundial de Clubes
   15 de novembro de 2023   │     14:00  │  0

Fernando Diniz em Flamengo x Fluminense — Foto: André Durão

Fernando Diniz em Flamengo x Fluminense — (Foto: André Durão)

Tricolor só pode inscrever 23 atletas na competição. Relação não deve ser diferente da que atuou na final da Libertadores, mas, mais um goleiro terá que ser incluído.

Faltando poucos dias para o Mundial de Clubes, o Fluminense terá que tomar decisões antes de definir a lista de inscritos para a competição. Muito por conta de imposições do regulamento da Fifa. Os 23 atletas relacionados não devem ser diferentes dos que atuaram na final da Conmebol Libertadores, mas uma mudança terá que ser feita de forma obrigatória e há duas dúvidas antes de bater o martelo.

Inicialmente, o Fluminense deve enviar à Fifa uma lista provisória de no mínimo 24 jogadores e no máximo 35 (destes, quatro devem ser goleiros). Porém, a lista final deve ter apenas 23 nomes, que devem ser os mesmos que atuaram na final da Libertadores.

Porém, diante do Boca Juniors, 29 atletas foram relacionados pelo técnico Fernando Diniz. Antes de a bola rolar, cinco foram cortados do banco de reservas — Gustavo Ramalho, Vitor Eudes, Felipe Andrade, Giovanni, Isaac e Lelê — ficando assim com os 23 necessários.

Porém, esta não é a lista do Mundial. A Fifa exige que, nesta relação de 23 atletas, três sejam goleiros. Na final da Libertadores, Fernando Diniz relacionou apenas dois. Ou seja, um jogador de linha será cortado.

Goleiros: Fábio e Pedro Rangel;
Laterais-direitos: Samuel Xavier e Guga;
Zagueiros: Nino, Felipe Melo, Marlon e David Braz;
Laterais-esquerdos: Marcelo e Diogo Barbosa;
Volantes: André, Martinelli, Alexsander e Thiago Santos;
Meias: Paulo Henrique Ganso, Jhon Arias, Leo Fernández, Daniel e Lima;
Atacantes: Keno, Germán Cano, John Kennedy e Yony González.

Vitor Eudes é o favorito para ficar com essa vaga de goleiro que surgiu. A primeira das dúvidas é que não está definido quem será o jogador de linha cortado.

A segunda é que a lesão de Yony González diante do Flamengo, no último sábado, surge como um problema. A tendência é que ele se recupere a tempo do Mundial de Clubes e esteja na lista de relacionados. Caso contrário, a opção seria por Lelê.

Cabe destacar que um jogador da lista final pode ser substituído por um da lista provisória apenas em caso de lesão grave ou doença até 24 horas antes do início da primeira partida.

Com o título da Conmebol Libertadores, o Fluminense garantiu a vaga em duas edições do Mundial de Clubes. A equipe disputará a competição não só em 2023, mas também em 2025.

O Fluminense estreia no Mundial de Clubes no dia 18 de dezembro diante do vencedor de Al Ahly (Egito) e Al-Ittihad (Arábia Saudita) ou Auckland City (Oceania) na semifinal. A final e a disputa do terceiro lugar serão no dia 22.

Arivaldo Maia com Marcello Neves – Redação do ge – Rio de Janeiro