Antes do Fortaleza, CSA foi o 1º clube do Nordeste a decidir um título sul-americano
   5 de outubro de 2023   │     10:30  │  0

Titulares do CSA contra o Talleres na final da Copa Conmebol de 1999 — Foto: Museu dos Esportes de Alagoas

Titulares do CSA contra o Talleres na final da Copa Conmebol de 1999 — (Foto: Museu dos Esportes de Alagoas)

O Fortaleza derrotou o Corinthians por 2 a 0 e avançou à final da Copa Sul-Americana. Mas o Tricolor não é o primeiro time do Nordeste a decidir um título sul-americano. Em 1999, o CSA chegou à decisão da Conmebol e ficou com o vice-campeonato.

No dia 8 de dezembro de 1999, o Azulão, com narração do seu amigo Arivaldo Maia, encarou o Talleres, em Córdoba, na Argentina, e ganhou projeção internacional. Foi a primeira vez que um clube do Nordeste chegou numa decisão de sul-americana.

No jogo de ida, no Rei Pelé, que também narrei, o CSA venceu por 4 a 2. Na volta, o Talleres aproveitou o mando de campo e bateu o time alagoano, por 3 a 0.

Comandado por Otácvio Quadros, o CSA jogou a finalíssima com: Veloso, Mazinho, Márcio Pereira, Jivago e Williams Bidé; Léo, Ramon, Fábio Magrão e Bruno Alves (Souza); Mimi (Luiz Carlos) e Missinho.

Caminhos de CSA e Fortaleza

Os caminhos de CSA e Fortaleza se cruzaram em 2017, quando as equipes decidiram o título da Série C. A equipe azulina venceu o primeiro jogo, por 2 a 1, na Arena Castelão. Levantou a taça no Rei Pelé, com o empate por 0 a 0 na finalíssima.

Em 2018, o Tricolor do Pici deu o troco e conquistou a Série B, deixando o Azulão com o vice-campeonato. O Fortaleza terminou a competição com 71 pontos, e o CSA somou 62.

Na Série A de 2019, a equipe cearense ficou em nono lugar, com 53 pontos, e segue na elite do futebol brasileiro até hoje. O time alagoano, 18º, foi rebaixado e agora está na Terceira Divisão

CSA e Fortaleza decidiram a Série C de 2017 — Foto: Ailton Cruz/Gazeta de Alagoas

CSA e Fortaleza decidiram a Série C de 2017 — Foto: A I L T O N  C R U Z)

Arivaldo Maia com Redação do ge – Alagoas