Árbitro venezuelano apita jogo do Fluminense pela volta da semifinal da Libertadores
   1 de outubro de 2023   │     17:00  │  0

Samuel Xavier expulso durante empate entre Fluminense e Internacional, pela LibertadoresSamuel Xavier expulso durante empate entre Fluminense e Internacional, pela Libertadores — (Foto: Alexandre Cassiano)

Jesús Valenzuela também comandou a vitória do tricolor sobre o Olimpia, no Paraguai.

A partida decisiva da semifinal da Libertadores, entre Internacional e Fluminense, às 21h30 da próxima quarta-feira, será apitada por Jesús Valenzuela, conforme anunciado hoje pela Conmebol.

O venezuelano de 39 anos comanda o jogo de volta no Beira-Rio, que decidirá o primeiro finalista desta edição do torneio. Após o empate em 2 a 2, quem avançar, enfrenta Palmeiras ou Boca Juniors.

Valenzuela já apitou um jogo do Fluminense nesta Libertadores: o encontro contra o Olimpia, disputado no Paraguai, válido pela volta das quartas de final. O tricolor ganhou por 3 a 1 e avançou, após ter feito 2 a 0 em casa.

Os árbitros assistentes serão Jorge Urrego e Tulio Moreno, enquanto o VAR fica sob a responsabilidade de Juan Soto, todos também venezuelanos.

O jogo contra o Inter gerou reclamações dos dois lados, por causa da atuação do argentino Dario Herrera no Maracanã. O treinador Fernando Diniz reclamou em coletiva sobre a expulsão de Samuel Xavier, enquanto o presidente do Inter foi à zona mista do estádio expor sua indignação com a anulação do gol de Gabriel Mercado.

Diniz aproveitou para pedir uma atuação melhor do árbitro na partida de volta. Valenzuela será o nome da vez. Quem vencer a partida em Porto Alegre, avança à decisão. Em caso de novo empate, a vaga será decidida nos pênaltis.

Uruguaio apita jogo do Palmeiras

A partida de volta da outra semifinal, entre Palmeiras e Boca, será comandada por uma equipe de arbitragem uruguaia. Andrés Matonte será o árbitro principal, Nicolas Taran e Martin Soppi, os assistentes, e Leodan González fica à frente do VAR.

O jogo acontece no Allianz Parque, na quinta, às 21h30. Após o empate por 0 a 0 em Buenos Aires, a situação para avançar é idêntica ao confronto do Fluminense.

Arivaldo Maia com Redação do EXTRA