Desde que implementou final única, Conmebol trocou local da decisão cinco vezes
   18 de setembro de 2023   │     1:30  │  0

A primeira troca foi na final da Libertadores de 2019, que saiu de Santiago para Lima.

Seja na Libertadores ou na Sul-Americana, alterar o local da decisão tem sido comum para a Conmebol. Desde que implementou a final em jogo único, em 2019, a entidade já trocou o estádio que receberia a partida decisiva em cinco oportunidades. Ao todo, são 5 trocas e 10 finais únicas de competições internacionais.

A primeira vez foi na Libertadores de 2019, vencida pelo Flamengo, onde o jogo contra o River Plate estava inicialmente previsto para o Estádio Nacional, em Santiago, mas os protestos que abalavam o Chile tornaram impossível a manutenção do plano original. Com isso, a final da competição foi transferida para o Estadio Monumental de Lima, no Peru.

No mesmo ano, a entidade alterou o palco da final da Sul-Americana duas vezes. A Conmebol decidiu tirar de Lima, no Peru, o jogo entre Independiente del Valle e Colon porque a capital peruana apresentou falhas na organização e transferiu para o estádio Defensores Del Chaco, em Assunção, no Paraguai. Contudo, a partida foi transferida para o estádio Nueva Olla, do Cerro Porteño, pois o local anterior não atendia a todas as exigências impostas.

Em 2022, a Conmebol voltou a trocar o palco da decisão da Sul-Americana. Inicalmente, a partida estava marcada para ser realizada no estádio Mané Garrincha, em Brasília, mas mudou para o estádio Mario Alberto Kempes, em Córdoba, na Argentina. A alteração foi um pedido da CBF, que alegou a proximidade com as eleições gerais no Brasil para solicitar a mudança.

Neste ano, a Sul-Americana novamente sofreu com a mudança na final. O confronto que será disputado no dia 28 de outubro saiu de Montevidéu, do Uruguai, e vai ser realizado no estádio Domingo Burgueño, em Maldonado, cidade próxima a Punta del Este. A entidade alterou o local da decisão com receio da final ficar com alguns assentos vazios.

Segundo a reportagem do GLOBO, o impasse sobre o tamanhos do estádio em Montevidéu seria o principal motivo para a alteração. O Centenário, que suporta 60 mil pessoas, é considerado muito grande, e custosos, mesmo com a possibilidade de o Corinthians estar na decisão e levar uma multidão ao Uruguai.

Arivaldo Maia com Redação do EXTRA – Rio de Janeiro