Com gol em ‘frango’ bizarro, Holanda vence a África do Sul por 2 a 0 e avança na Copa do Mundo
   7 de agosto de 2023   │     19:00  │  0

Marcada por falha, goleira já havia protagonizado lance inusitado contra o Brasil.

O primeiro gol da partida saiu logo aos oito minutos de jogo. Depois de cobrança de escanteio pela direita, Martens apareceu no primeiro pau para resvalar pro gol. A zaga da África do Sul conseguiu cortar num primeiro momento, mas a artilheira Jill Roord apareceu para completar para o fundo das redes.

Foi o quarto gol de Roord na Copa do Mundo feminina. A meio-campista é a vice artilheira da competição, atrás apenas de Miyazawa, do Japão, que tem cinco.

Depois do gol, o controle foi quase que total da África do Sul. Sob a tutela da atacante e capitã Kgatlana, que infernizou a defesa holandesa pelo lado esquerdo, as sul-africanas tiveram boas oportunidades, mas não conseguiram marcar.

No segundo tempo, o cenário começou parecido. Também aos oito minutos, Martens recebeu passe dentro da área e marcou o segundo das holandesas. No entanto, o gol foi anulado com auxílio do VAR, que enxergou impedimento na origem do lance.

Assim como na primeira etapa, a África do Sul seguiu tentando chegar ao empate com Kgatlana, mas a camisa 11 não conseguiu marcar. Como quem não faz, leva, as sul-africanas tomaram o segundo e derradeiro gol.

Aos 22 minutos do segundo tempo, Beerensteyn recebeu bom lançamento pelo lado esquerdo e chutou fraco para o gol. Para a felicidade dela, Swart aceitou a finalização e foi vazada em falha bizarra.

Com a vitória, a Holanda enfrentará a Espanha nas quartas de final. No início do sábado, as espanholas golearam a Suíça por 5 a 1.
Goleira também falhou contra o Brasil

Uma das personagens da partida por conta da falha no segundo gol da Holanda, a goleira Swart tem no histórico lances inusitados e que resultaram em gol das adversárias.

Em amistoso contra o Brasil, por exemplo, a goleira levou um gol de Adriana aos quatro minutos depois de fazer reposição de jogo na cabeça de uma companheira.

Arivaldo Maia com Redação do EXTRA