Conheça Anissa Lahmari, autora do gol do Marrocos e responsável por eliminar a Alemanha da Copa do Mundo
   4 de agosto de 2023   │     17:00  │  0

A meio-campista nº 16 do Marrocos, Anissa Lahmari, na Copa do Mundo Feminina da Austrália e Nova Zelândia de 2023A meio-campista nº 16 do Marrocos, Anissa Lahmari, na Copa do Mundo Feminina da Austrália e Nova Zelândia de 2023 — (Foto: WILLIAM WEST / AFP)

A participação de Marrocos é a primeira de um país de maioria muçulmana em um Mundial feminino.

Em uma estreia histórica na Copa do Mundo Feminina 2023, o Marrocos mostrou sua força na primeira vez disputando o Mundial. Nesta quinta-feira, a seleção foi responsável por eliminar a Alemanha da competição ao vencer a Colômbia por 1 a 0 e garantir sua vaga às oitavas de final.

As marroquinas passaram com a segunda vaga do grupo H, isso graças ao gol de Anissa Lahmari, que em meio ao nervosismo dos acréscimos do primeiro tempo, conseguiu aproveitar o rebote de um pênalti e jogou a bola direto para a rede das adversárias.

A meio-campista africana, de 26 anos, marcou sua estreia na Liga dos Campeões pelo Paris Saint-Germain, em 2015. Desde o início havia muita expectativa sobre seu talento. No primeiro jogo das quartas de final da Champions feminina, a equipe saiu vitoriosa por 2 a 0 contra a Glasgow City com um gol de Anissa.

Nas temporadas seguintes, ela foi emprestada para alguns clubes como Reading, Paris FC e ASJ Soyaux. Após os períodos de empréstimo, Lahmari se estabeleceu no Guingamp, em 2020. A França também já foi casa da jogadora, que jogou pela seleção nas categorias de base.

Mas, talvez a decisão mais difícil da carreira tenha sido a de qual país defender, isso por que ela é filha de pai argelino e mãe marroquina. Após algumas semanas em um acampamento na Argélia, a jogadora bateu o martelo de que jogaria pelo Marrocos.

No embate com a Colômbia, Anissa foi eleita a melhor jogadora da partida. O momento em que as jogadoras e equipe do Marrocos comemoram a classificação gerou emoção nas redes sociais.

Arivaldo Maia com Taís Codeco – Redação do EXTRA – Rio de Janeiro