Até o final da rodada de sábado passado, a Série D destacou mais cinco classificados para a segunda fase
   18 de julho de 2023   │     1:00  │  0

A penúltima rodada da fase de grupos da Série D do Campeonato Brasileiro foi aberta, no último sábado, com 14 jogos. Mais cinco clubes anteciparam suas vagas para a segunda fase: Águia-PA, Bahia de Feira-BA, Operário-MT, Patrocinense-MG e Maringá-PR. Entre os paulistas, o XV de Piracicaba venceu, porém tanto Santo André como a Ferroviária saíram derrotados e vão depender dos jogos da última rodada.

Após os jogos de sábado, já estão classificados à segunda fase: Tuna Luso-PA, Nacional-MA e Águia-PA (Grupo A1); Ferroviário-CE e Atlético-CE (Grupo A2); Retrô-PE e Bahia de Feira-BA (Grupo A4), Operário-MT (Grupo A5), Athletic-MG, Portuguesa-RJ e Democrata GV-MG (Grupo A6), Patrocinense-MG e Maringá -PR (Grupo A7) e Hercílio Luz-SC (Grupo A8).

No Grupo A6, o Santo André perdeu por 3 a 1 paraa o Vitória-ES, jogando no Espírito Santo, e agora os dois times brigam por uma vaga na última rodada. Com 18 pontos, em quarto lugar, o time paulista avança sem depender de nada caso vença em casa o já classificado Democrata-MG. O Vitória tem 17 pontos, em quinto lugar, e vai sair com o Resende-RJ, ainda com chances remotas de classificação.

A situação está complicada para dois paulistas dentro do Grupo A7. A Ferroviária-SP perdeu por 2 a 1 para o Maringá-PR, mesmo atuando na Arena da Fonte Luminosa, em Araraquara. Com 17 pontos, o time paulista ocupa a quinta posição, uma na frente do XV de Piracicaba que foi aos 16 pontos após vencer por 1 a 0, em casa, o lanterna Operário-MS.

O Maringá confirmou sua vaga ao chegar aos 21 pontos, em segundo lugar, com a mesma pontuação do Patrocinense-MG, líder e agora classificado. As duas vagas restantes podem ser preenchidas, domingo, quando Crac-GO e Inter de Limeira podem avançar caso vençam seus jogos fora de casa, respectivamente, contra Patrocinense-MG e Cascavel.

Pelo Grupo A1, o Águia-PA é o terceiro classificado, com 23 pontos, após golear por 6 a 1 o São Raimundo-RR. Nacional-AM, com 24, e Tuna Luso-PA, com 25 pontos, já estavam classificados.

O Bahia de Feira de Santana (BA) confirmou sua vaga no Grupo A4 após vencer em casa, por 1 a 0, ASA-AL. O time baiano é vice-líder com 21 pontos, atrás do Retrô-PE, com 26, e já classificado.

Com uma histórica goleada por 9 a 0 o Operário-MT em cima do lanterna Real Ariquemes-RO, o time do Mato Grosso assumiu a liderança do Grupo A5, com 24 pontos, e antecipou sua vaga.

Ao fim de 14 rodadas, os quatro melhores de cada chave avançam à segunda fase, em que se inicia o mata-mata até a final, sempre em dois jogos. Apenas os quatro semifinalistas garantem o acesso.

Arivaldo Maia com Redação do ESTADÃO CONTEÚDO