Corinthians se preocupa com surto de doença no Peru e vê jogo com Universitario em risco; Conmebol monitora.
   12 de julho de 2023   │     21:00  │  0

Segundo apurou a ESPN, o Corinthians está bastante preocupado com a situação sanitária do Peru e vê em risco a realização do jogo contra o Universitario, no dia 18 de julho, pela volta dos playoffs da CONMEBOL Sul-Americana.

O país sul-americano vive surto da síndrome de Guillain-Barré, doença neurológica rara e grave que ataca os sistemas imunológico e nervoso periférico, resultando em inflamação dos nervos e fraqueza muscular progressiva, podendo inclusive levar à paralisia em casos mais agudos.

No último domingo (9), inclusive, o Peru decretou emergência nacional de saúde após serem confirmadas as mortes de quatro pessoas pela síndrome.

Justamente por isso, o Timão está muito preocupado com a possibilidade de viajar a Lima no momento, já que a situação inspira cuidados.

Também segundo apurou a ESPN, a Conmebol (Confederação Sul-Americana de Futebol) também está ciente dos acontecimentos em território peruano e monitora a situação.

Até o momento, a realização do jogo em Lima segue confirmada, mas a entidade irá ouvir clubes e organizações sanitárias competentes nos próximos dias para avaliar o caso.

Caso o risco de fazer a partida no Peru seja muito grande, uma alternativa seria jogar em campo neutro, como no Paraguai, como aconteceu diversas vezes nos torneios sul-americanos na fase mais aguda da pandemia de COVID-19.

 

Arivaldo Maia com  ESPN.com.br