Morre o ex-árbitro José Aparecido de Oliveira, marcado por polêmica com Neto
   21 de junho de 2023   │     3:00  │  0

Neto-e-Jose-Aparecido-de-Oliveira-aspect-ratio-512-320

Anos depois, Neto se reencontrou com José Aparecido de Oliveira e pediu perdão por agressão (Foto: Reprodução/Instagram)

O ex-árbitro José Aparecido de Oliveira faleceu nesta terça-feira. O juiz, marcado por apitar a final do Campeonato Paulista de 1993, teve o rompimento de uma artéria no coração e veio a óbito aos 72 anos.

Zé Aparecido apitou diversos clássicos no estado de São Paulo e se envolveu em um caso com o ex-jogador Neto. O atleta do Corinthians cuspiu na cara do árbitro depois de ter sido expulso em uma partida contra o Palmeiras, em 1991. O ex-camisa 10 afirma se arrepender de sua atitude.

“Eu tomei 120 dias (de suspensão), mas deveria ter tomado um ano. Porque o que eu fiz foi muito mais sujo e muito mais grave do que todos aqueles que agrediram com a mão”, disse Neto no seuj programa.

Outra polêmica envolvendo José Aparecido foi a decisão do Campeonato Paulista de 1993. Responsável por apitar o segundo jogo, o árbitro expulsou três jogadores do Corinthians e um do Palmeiras, gerando muita discussão.

Na ocasião, o Palmeiras venceu o rival no tempo normal por 3 a 0 e levou a melhor na prorrogação por 1 a 0, saindo de uma fila de títulos que durava 18 anos. Já José Aparecido teve que lutar contra um câncer em 1995 e se afastou do futebol desde então.

O seu sepultamento aconteceu ontem no cemitério Memorial Jardim Santo André (SP), às 15h.

Arivaldo Maia com Redação da Gazeta EsportivaGazeta Esportiva